segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Regimento Feira das Ciências 2019


REGIMENTO FEIRA DAS CIÊNCIAS 2019 - Em Construção!

CAPÍTULO I

Da Conceituação, Finalidades, Objetivos e Programação

Art. 1°- Entende-se por Feira das Ciências como um evento de âmbito local e regional, de caráter educativo, científico e cultural, em que se socializam vivências e experiências pedagógicas, práticas e/ou teóricas, que contemplem conhecimentos das áreas de Ciências, Matemática, História e/ou Geografia, da qual participarão obrigatoriamente turmas de 1º ao 5º ano com trabalhos realizados pelos(as) professores(as) pedagogos(as) e turma de 6º ao 9º ano com trabalhos realizados pelos  professores de ciências, matemática, história e geografia. Professores de outras disciplinas também podem participar, podendo ser o trabalho interdisciplinar, garantindo uma articulação com as disciplinas de ciências, matemática, história e geografia. Os professores do Laboratório de Ciências deverão desenvolver trabalhos com as turmas que atuam de forma fixa nos anos iniciais (3º e 5º ano).

Art. 2°- A Feira das Ciências, Matemática, História e Geografia, têm como finalidades: fomentar, divulgar e socializar experiências, pesquisas e atividades acerca dos conhecimentos de Ciências, Geografia, História e Matemática, constituindo-se em uma experiência curricular ou extracurricular de relevância para sistematizar e implementar os Projetos e/ou Programas de Educação Científica de Estudantes, Professores e Projetos; contribuindo para a inovação curricular e promoção da aprendizagem nas instituições envolvidas.

Art. 3° - Os objetivos da Feira das Ciências são definidos da seguinte forma:

a. Despertar o interesse pelos conhecimentos de Ciências, Matemática , História e Geografia, contribuindo para a aprendizagem das áreas;
b. Promover a troca de práticas pedagógicas, fomentando inovações metodológicas e compartilhamento de vivências educacionais;
c. Revelar que, nas áreas de Ciências, Matemática, História e Geografia, o estudante pode assumir o papel de protagonista do conhecimento mediado pelo professor;
d. Divulgar os conhecimentos das Ciências, Matemática, História e  Geografia, socializando os resultados de pesquisas nestas áreas;
e. Revelar como os conhecimentos de Ciências, Matemática, História e  Geografia estão presentes nos diversos espaços sociais, auxiliando na compreensão do mundo e na tomada de decisões, contribuindo para formação humana;
f.   Promover a troca de ideias e divulgação de experiências de ensino e aprendizagem, a partir da utilização de recursos disponíveis na atualidade, como as novas tecnologias de informação e comunicação.

Art. 4°- Feira das Ciências, acontecerá no dia 12/07/2019, na Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, situada na Servidão Três Marias, 1072, no bairro Ingleses do Rio Vermelho, na cidade de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, conforme o seguinte cronograma:
07h às 09h30min: Montagem dos trabalhos.
09h30min às 10h: Solenidade de abertura.
10h às 12h: Exposição dos trabalhos e visitação pública.
12h às 13h: Intervalo para o almoço.
13h às 15h: Exposição dos trabalhos e visitação pública.
15h às 16h: Solenidade de encerramento e premiação.
16h às 17h: Desmontagem dos trabalhos.

Parágrafo único - Durante o período de organização e realização da Feira das Ciências as atividades serão distribuídas, respeitando-se rigorosamente o cronograma de datas, horários e locais.

CAPÍTULO II

Das Inscrições e Seleção dos Trabalhos

Art. 5º- A inscrição do(s) trabalho(s) para a Feira Escolar de Ciências, Matemática e Geografia será realizado por meio da inclusão das informações no planejamento anual do professor. 

§1º Deverão ser informados no planejamento o título do trabalho, a disciplina, os conteúdos vinculados ao trabalho e o materiais/recursos que serão utilizados.

§2º Em caso de dúvidas na realização da inscrição, entrar em contato com a supervisora escolar que acompanha o profissional.

§3º Projetos extracurriculares desenvolvidos por estudantes poderão ser inscritos de forma avulsa por meio de formulário, desde que atendam todos os requisitos previstos no presente Regimento.

Art.6°- Os trabalhos inscritos deverão ser desenvolvidos de forma articulada conforme o planejamento do professor para o primeiro e/ou 2º trimestre.

Art. 7º-São critérios para participação dos trabalhos inscritos a serem expostos na Feira:

I. Atender todos os requisitos deste edital;
II. Apresentar ênfase nos conteúdos da área de ciências, matemática, história e geografia;

Art.8°-As Categorias de inscrição contempladas nas Feiras das Ciências são: Matemática, Geografia, Ciências e História.

CAPÍTULO III

Responsabilidades dos Participantes e da Coordenação

Art.9°-O Diretor da Unidade Educativa junto à comissão organizadora da Feira das Ciências deverá verificar a necessidade e designar os responsáveis/acompanhantes para acompanhar e organizar toda a Feira (inscrição, organização de montagem, alimentação quando houver, comissão avaliadora, premiação entre outros);

Art.10°- Deveres dos responsáveis/acompanhantes dos expositores:
I. Preocupar-se com o bem estar de seus estudantes, bem como orientá-los quanto ao comportamento e as atitudes no evento e fora dele;
II. Organizar a montagem e a organização dos trabalhos no espaço destinado;
III. Acompanhar e permanecer junto a seus estudantes nos locais de exposição;
IV. Organizar a retirada de todo material no término da feira;
V.  Manter pelo menos um estudante no estande durante o horário de visitação pública à Feira;
VI. Dirigir-se aos coordenadores do evento em caso de emergência ou reclamação;
VII. Organizar e supervisionar todas as tarefas e horários estabelecidos pela Comissão Organizadora, acerca de alimentação, intervalo e desmontagem dos trabalhos;
VIII. Organizar antecipadamente todo o material necessário (fita adesiva, papel, cartolina, equipamentos eletrônicos, computador, vídeo, TV, DVD, extensão, etc.) para a apresentação do trabalho;
IX. Apresentar qualquer reclamação ou sugestão à Comissão Organizadora, sempre por escrito e com justificativa;
X. Fazer parte da Comissão de Avaliação dos Trabalhos, se convocado pela Comissão Organizadora;
XI. Zelar para que os estudantes mantenham a ordem, a limpeza e a conservação dos seus estandes durante e depois do termino das Feiras.

Art.11°-São deveres dos expositores:
I. Conhecer o assunto do projeto, trabalho ou prática a ser apresentada e apresentar o assunto ao público e aos avaliadores com clareza, adequação de linguagem e objetividade;
II. Manter o local da apresentação em boas condições de ordem e limpeza;
III. Colaborar com seus colegas expositores, não interferindo, sob hipótese alguma, no trabalho dos outros;
IV. Colaborar com o silêncio no local de exposição dos trabalhos;
V. Acatar decisões da Comissão Organizadora;
VI. Usar o crachá de identificação e o uniforme da escola nas atividades do evento;
VII. Durante o horário de visitação pública à Feira, os estudantes não poderão deixar o estande sem, no mínimo, um dos expositores;
VIII. Realizar com o devido cuidado a retirada do material exposto no momento da desmontagem dos trabalhos, deixando o ambiente limpo.

Art.12º- Fica vetada a utilização de: água corrente, som de média ou alta intensidade (acima de 60 decibéis), além de materiais que exalem mau cheiro,  ou fogo, substâncias tóxicas e instrumentos perfurocortantes.

Art.13º A Comissão Organizadora do evento é responsável pela adequação dos espaços, recepção dos participantes e visitantes, orientações pertinentes ao evento e pela segurança no local do evento.
CAPÍTULO IV
Da Avaliação, Premiação e Certificação

Art. 14° - A avaliação será coordenada pela Comissão de Avaliação designada pela Comissão Organizadora, a qual estará encarregada de orientar os avaliadores, fornecer os materiais para o registro das avaliações e informações sobre os trabalhos, assim como por todo o processo de classificação dos expositores.

§1º- Para a avaliação os trabalhos serão organizados em grupos pelas categorias: Matemática, Geografia, História e Ciências.

§2º- Todos os trabalhos apresentados receberão um certificado de participação da escola. 


§3º- Os trabalhos que contemplarem todos os critérios de avaliação receberão certificado de Menção Honrosa.

§4º- Cada categoria indicará pelos menos dois trabalhos como destaque. Que receberão como premiação uma medalha de "Trabalho Destaque". Esses trabalhos serão indicados para serem inscritos na Feira de Matemática e Ciências do Município de Florianópolis e/ou demais Feiras.

Art.15º- Os critérios gerais de avaliação dos trabalhos expostos são:

I. Apresentação do espaço;
II. Comunicação do trabalho e domínio do conteúdo;
III. Qualidade e relevância científica e social do conteúdo abordado;
IV. Caráter inovador da proposta;
V. Autonomia dos estudantes na preparação dos trabalhos;
VI. Uso do uniforme escolar e/ou caracterizado com o tema do trabalho;
VI. Atendimento aos critérios apresentados nesse edital.

Art.16º- A certificação para a orientação dos estudantes e participação no evento, destinada aos professores/profissionais orientadores, será realizada pela EBM Professora Herondina Medeiros Zeferino.

CAPITULO V

Disposições Gerais e Transitórias

Art.17°-A Comissão Organizadora, por motivos excepcionais, poderá alterar o Regimento.

Art.18°-O preenchimento incorreto das informações no planejamento anual do professor, bem como a falta de qualquer documentação solicitada no presente Regimento, implicará no cancelamento da inscrição do trabalho, sem qualquer aviso prévio e sem que haja qualquer direito a ressarcimento por perdas e danos, ou danos morais e materiais.

Art.19°-Em nenhuma hipótese será permitida a propaganda política, religiosa ou social durante a realização do evento.

Parágrafo Único - O não cumprimento desta determinação levará a desclassificação do trabalho.

Art. 20° - A Comissão Organizadora e demais Comissões não se responsabilizam por estragos que venham a ocorrer com o material exposto.

Art. 21° - Os casos omissos no presente Regimento serão resolvidos pela Comissão Organizadora, mediante solicitação das partes interessadas, por intermédio de um documento escrito.

Art. 22° - O presente Regimento entra em vigor a partir da data de sua aprovação.

Florianópolis , 10 de junho de 2019.

Comissão Organizadora 2019
Administração Escolar: Claudia Jung Prado.
Orientação  Educacional: Cristiane Moraes da Silva, Adriano de Oliveira, Sérgio Pamplona e Kátia Hillesheim.
Supervião Escolar: Irene Araújo Santos Pereira, Kamylla Raulino, Andréa Perdicaris e Cristiane Guedin.
Laboratório de Ciências: Roberta Zimmer de Cerqueira Cézar

Direção: Willian Marques Pauli, Fábio Ribeiro de Tupinambá Barbosa e Edilene da Silva Medeiros.

Regimento Feira das Ciências 2018

Nenhum comentário:

 
© 2008 Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros