segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Histórico

A Escola Básica Municipal Professora Herondina Medeiros Zeferino foi inaugurada em dezembro de 2012. Mas sua história inicia antes dessa data. A construção da nova escola dos Ingleses foi uma reivindicação de muitos anos da comunidade escolar da antiga Escola Básica Gentil Mathias da Silva.
O que envolveu audiências entre a comunidade escolar e a Secretaria Municipal de Educação, protestos e diversas formas de manifestações para que uma nova escola fosse construída no bairro.
A antiga Escola Gentil Mathiainiciou suas atividades no ano de 1954 como Escola Isolada, desenvolvendo suas atividades em salas emprestadas pela Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, no Santinho. Em 1963 passou a ser denominada como Escola Reunida. No início da década de 1970, a escola já estava instalada em terreno cedido pelo Intendente do bairro, Gentil Mathias da Silva. Funcionando como Grupo Escolar. Posteriormente, a escola recebeu seu nome em forma de homenagem.

O início da década de 1990 se destaca nessa história, já que após muita luta da comunidade escolar foi eleito democraticamente por meio do voto direto o primeiro diretor da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Os diretores eleitos desde então foram: Marilene Carmina (1990-1994), Ana Idalila Santos (1994-1998), Adriano de Oliveira (1998-2000), Toninho - Antônio Chedid Neto (2000-2002), Cristina (2002-2004), Jussara Regina Silveira Lamim (2004-2006 e 2007-2008), Adriano de Oliveira (2009-2012).
A Escola Herondina herdou essa tradição de lutas e reivindicações em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade. A escola teve como sua primeira diretora Jussara Regina Silveira Lamim, que coordenou o processo de mudança da antiga para a nova escola. Já no primeiro ano de funcionamento, a comunidade escolar elegeu o professor de Geografia Willian Marques Pauli como diretor, sendo reeleito em 2016.
Durante esse período a comunidade esteve sempre apoiando a escola se mobilizando por meio de assembleias, audiências e abaixos-assinados para garantir reformas, contratação de mais profissionais, ampliações e melhorias para garantir as condições estruturais necessárias para que os profissionais tenham boas condições de trabalho e para atender bem nossos estudantes. Em 2019, a comunidade escolar elegeu em votação expressiva com 1470 votos a professora auxiliar de ensino fundamental Edilene da Silva Monteiro como sua nova diretora. Depositando e renovando as esperanças no futuro da escola, tendo como proposta consolidar as conquistas pedagógicas e administrativas dos últimos anos junto com o estabelecimento de novas metas e desafios para a comunidade escolar.

O nome da escola é uma homenagem a professora Herondina Medeiros Zeferino. Ela foi a primeira docente a ter formação profissional na região dos Ingleses. Situação que permaneceu por mais de duas décadas. Na época denominada como professora normal regionalista, atuou na comunidade por toda sua vida profissional, tendo iniciado seu magistério ainda aos dezesseis anos de idade. Foi professora de inúmeras pessoas residentes nos Ingleses que hoje possuem  atualmente mais de 50 anos de idade.
Na época era muito solicitada a orientar a comunidade sobre doenças e a socorrer pessoas, tornando-se uma referência na comunidade, para além da sua atuação no magistério.
Além do ensino regular, a professora Herondina desenvolveu iniciativas particulares que se destacavam na época, como a prática do teatro infantil, artesanato, canto, declamação de poesias e passeios ecológicos. Práticas inovadoras para as escolas consideradas rurais naquele período.
Herondina Medeiros Zeferino era casada com Elpídio F. Zeferino e foi mãe de 10 filhos. Faleceu em 1978 aos 56 anos de idade.

Se você tem alguma foto histórica da nossa comunidade escolar, repasse envie para:
willian.pauli@prof.pmf.sc.gov.br