segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Orientações para Organização de Trabalhos Escolares

ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES

Ao organizar um trabalho escolar, seja de pesquisa ou relatório de viagens de estudo, é necessário que algumas etapas sejam observadas pelo aluno.
Para causar uma boa impressão e uma demonstração de interesse, nada melhor do que entregar um trabalho escolar bem feito, em ordem, de forma objetiva e clara. O preparo de um bom trabalho demanda o cumprimento de algumas etapas, tais como: a pesquisa, a preparação, a redação e a apresentação.
Porém, muitos alunos ainda se atrapalham no momento de elaborar esse material, desde o campo visual ao conteúdo geral.
Para ajudar os estudantes a preparar seus trabalhos com maior clareza, a Escola Herondina Zeferino Medeiros estabelece normas que devem ser seguidas desdeos anos iniciais até os anos finais, com algumas características diferentes, de acordo com a série.
A capa segue o mesmo critério para todos os casos. Ela deve conter apenas o nome da instituição, a disciplina, a cidade e a data da entrega do trabalho. Além da capa, deve ser feito o sumário, uma introdução, o desenvolvimento, as considerações finais e as referências.
Evitar erros ortográficos também faz parte da norma, portanto, o aluno deve estar bem atento à escrita.
Quanto à apresentação da estrutura física, se o trabalho for digitado, este deve obedecer a algumas regras básicas, entre elas, a utilização do programa Word, em folhas A4, além de um espaçamento padrão. A fonte precisa ser digitada no tamanho 12 e as letras em Arial ou Times New Roman.

Aspectos importantes a serem observados:

01 – O trabalho deve estar limpo e organizado;
02 – Deve ser manuscrito, com letra legível ou digitado;
03 - Usar somente um tipo de letra do início ao fim do trabalho;
04– O trabalho não deve estar amassado;
05– Fazer a correção ortográfica;
06- Usar um mesmo tipo de folha do início ao fim do trabalho;
07– Escrever o trabalho a lápis (3º ano ao 5º ano];
08 – Usar somente um tipo de caneta, azul ou preta (6º ao 9º ano) do início ao fim do trabalho.

Apresentação da Estrutura Física do Trabalho:

Se o trabalho for digitado deve obedecer às seguintes normas:
Digitação: Programa Word, formato doc;
Folha: A4;
Fonte: tamanho 12 no texto;
Letra: Arial ou Times New Roman;
Alinhamento do texto: Justificado;
Espaçamento entre linhas: 1,5cm.

Dicas para escrever
Cada um tem um estilo próprio de escrever. Mas existem algumas recomendações úteis:
a) Quanto ao conteúdo:

·Elabore um roteiro do que será escrito, procurando imaginar tópicos ou capítulos.
·Organize o material pesquisado, distribuindo as informações entre as divisões estabelecidas.
·Procure escrever frases, orações e períodos curtos para facilitar a leitura.
·Evite a repetição de informações ao longo do trabalho.

b) Quanto à forma:
·Deixe margens ou espaços em branco nas bordas do papel. Dessa forma, o trabalho fica “mais arejado” e a leitura mais fácil.
·Faça um trabalho limpo e ordenado. Se for manuscrito, evite o uso de corretores e mantenha um padrão para a letra.
·Utilize parágrafos dentro de cada tópico ou capítulo.
·Sublinhe ou destaque em um quadro os assuntos mais importantes, como definições ou conceitos.
·Se utilizar imagens, encaixe-as próximas ao texto correspondente.
·Evite usar cores ou outros recursos gráficos que não acrescentem informação ou dificultem a leitura

c) Anos iniciais: capa, desenvolvimento e referências(fonte).

d) veja exemplo abaixo: 6º ao 9º ano: