segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Plano de Recuperação dos Conteúdos de 2020

A partir do retorno das atividades presenciais prevista para ocorrer em fevereiro de 2021 a equipe de profissionais da Escola Herondina preparou um plano de recuperação dos conteúdos mínimos que deveriam ter sido trabalhados de forma presencial em 2020. Mas que em função da pandemia foram trabalhados apenas de forma remota.

Tal iniciativa se baseia no retorno que os profissionais tiveram da comunidade escolar das dificuldades enfrentadas pelas famílias e estudantes no acesso e realização das atividades remotas. Muitos não tinham acesso a internet, outros realizavam as atividades sem fonte de pesquisa e sem mediações do professor. Reconhecendo assim a produção de uma defasagem no processo de ensino-aprendizagem.

Nosso plano se constitui na redução do currículo escolar em 33% aproximadamente por meio da seleção dos conteúdos que são mais relevantes e pré-requisitos para os conteúdos de anos seguintes. Esse trabalho foi realizado pelos professores e equipe pedagógica por meio de reuniões virtuais entre os meses de agosto e dezembro de 2020 e funcionará assim:

• Conteúdos de 2020: trabalhados no 1º e 2º trimestre de 2021.
  • Conteúdos de 2021: trabalhados no 3º trimestre de 2021 e 1º trimestre de 2022.
  • Conteúdos de 2022: trabalhados no 2º e 3º trimestre de 2022.

Se usarmos como exemplo um estudante do 1º ano de 2020, esse cronograma funcionará assim:

• Em 2021 ele estará no 2º ano e estudará no 1º e 2º trimestre os conteúdos do 1º ano. E no 3º trimestre iniciará os conteúdos do 2º ano.
  • Em 2022 ele estará no 3º ano e estudará/concluirá no 1º trimestre os conteúdos do 2º ano. E no 2º e 3º trimestre estudará os conteúdos do 3º ano.
  • Em 2023 ele estará no 4º ano e estudará normalmente os conteúdos do 4º ano sem redução de conteúdos. E assim deverá seguir até a conclusão do ensino fundamental no 9º ano.

O plano de recuperação dos conteúdos de 2020 está organizado por disciplinas. Para conhecer os conteúdos que serão trabalhados basta clicar nos links a seguir:

ARTES

CIÊNCIAS