quarta-feira, 21 de maio de 2014

O mundo que nos cerca – Ecossistemas da Ilha

Saída de Estudos a Escola do Mar
Os estudantes das turmas de 4° ano do Ensino Fundamental da Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino participaram neste primeiro bimestre do projeto “O mundo que nos cerca – Ecossistemas da Ilha”.
Com foco em um trabalho interdisciplinar, o projeto em parceria com a Escola do Mar oportunizou aos estudantes conhecer lugares próprios de nossa Ilha observando áreas de restinga, praias, ilhas, costões rochosos, possibilitando assim reconhecer a necessidade de preservação dos ambientes terrestres, pois estes influenciam a saúde dos ambientes aquáticos.
Perceberam também a importância da Maricultura como fonte de renda para os pescadores de nossa região e a atividade como setor importante da economia catarinense.
Entre os objetivos do projeto também estava o conhecimento histórico e cultural das fortalezas de Santa Cruz (Anhatomirim), São José da Ponta Grossa (Praia do Forte – Florianópolis) e Santo Antônio de Ratones (Ratones Grande), além do reconhecimento da fauna e flora típica dos ecossistemas e Mata Atlântica.
Como parte do projeto, todas as saídas de estudos foram registradas com fotografias, registro escrito de texto coletivo por turma e desenhos em duplas sobre o que mais gostaram no passeio de escuna com a Escola do Mar.

Os professores envolvidos neste projeto foram Roberta Zimmer de Cerqueira Cezar – Laboratório de Ciências, Liriam Maura Souza – 43 e 45, Lidiane Gerci dos Santos – 42 e 44, Edinéia Vagner – 41 e 46 e as professoras da Escola do Mar Sônia Teresinha Zibetti e Maria Terezinha Martins.