terça-feira, 11 de agosto de 2015

Relatório Plano de Gestão (2014-2016)

Apresentamos a seguir um relatório com as ações tomadas para implantação do Plano de Gestão apresentado nas eleições para direção da escola no 2º semestre de 2013. Tratam-se dos compromissos assumidos com a comunidade escolar para serem executados durante três anos (2014, 2015 e 2016).
O mês de agosto de 2015 marca a metade da gestão, e relatório a seguir faz parte de um processo de prestação de contas que a direção da escola faz a comunidade escolar.
Certamente as ações não são desenvolvidas apenas pela direção da escola. Por isso registramos nosso agradecimento a toda a comunidade escolar que se envolveu nas atividades desenvolvidas pela escola e contribuíram de alguma forma para a implantação do plano de gestão.

Concepção de escola
A escola conta hoje com um projeto de extensão em parceria com a UFSC para assessoria pedagógica na reformulação do PPP da escola. Em agosto de 2015 concluímos a realização de questionários com estudantes, familiares, professores e funcionários que subsidiará a discussão do PPP.

Planejamento com eixo central de trabalho
Hoje todas as ações administrativas da escola são previamente planejadas. Existem encontros semanais do colegiado de direção e da equipe pedagógica com a direção para planejar ações. O Conselho Deliberativo possui encontros mensais onde são discutidos e deliberados sobre os principais temas da escola.
Todos os professores planejam as atividades pedagógicas, inclusive professores auxiliares.


Colegiado de Direção
Semanalmente a direção da escola se reúne com representantes de todos os setores da escola para escutar as demandas e definir as ações prioritárias. Há ainda encontros recorrentes com os líderes de turmas e com o Grêmio Estudantil.

Comissão de Ética
A comissão está instalada desde 2014. Em 2015, a comissão organizou um material de orientação sobre os danos do assédio moral e a importância de combatê-lo dentro da escola.

Manter a docência em sala
Prioritariamente temos atendido os estudantes de 1º ao 5º ano no Laboratório de Geografia, para trabalhar assuntos da área de Geografia em parceria com os professores pedagogos dos anos iniciais. Foram oferecidas aulas a turmas de outras escolas que querem visitar o Laboratório de Geografia da Escola.

Saída de Estudos
Em 2014 foi aprovada pelo conselho deliberativo da escola uma normativa que estabelece um cronograma oficial de saída de estudos. Dessa forma, todas as turmas têm oficialmente uma saída de estudos obrigatória. No início de 2015, todas as visitações foram agendadas. Dessa forma, professores e estudantes já sabem quando ocorrerá à saída de estudos da turma, permitindo ao docente prever e planejar as atividades relacionadas.

Investir na construção de laboratórios
Os Laboratórios de educação física, matemática, linguagens (inglês e português) e história já estão montados e recebendo os estudantes. O Lab. de Matemática é o que receberá mais recursos no 2º semestre de 2015 para concluir sua montagem. Todos os demais já receberam os recursos previstos.
A brinquedoteca e o Projeto Contação de Histórias não puderam ser mantidos pelo corte promovido pela Secretaria de Educação, não fornecendo a liberação da professora responsável por desenvolver os projetos.

Desburocratizar o trabalho da Direção Escolar
Desde 2014, a direção da escola tem estado de “portas abertas” para atender estudantes, professores e familiares para mediar às situações apresentadas e procurar as soluções. Procuramos construir um ambiente de diálogo como estratégia para a superação dos conflitos e a resolução dos problemas.
A escola também conseguiu ampliar o número de administradores escolares, permitindo que esses profissionais absorvessem a realização das prestações de contas, retirando essa tarefa da direção da escola.

Banco de dados
Hoje a secretaria da escola conta com números telefônicos de todas as operadoras garantindo a redução de custos para as famílias entrarem em contato com a escola. Foi ainda instalado um telefone público.
Desde agosto de 2015, as famílias podem se cadastrar para receberem por email ou no celular os comunicados enviados pela escola na agenda do estudante, tornando ágil o processo de comunicação.

Hora do Recreio
Desde 2014 existe uma política destinada à participação dos funcionários da escola no recreio. Em todos os recreios há pelo menos 10 profissionais da escola monitorando e/ou desenvolvendo jogos e atividades. Há uma organização para que os estudantes brinquem no parquinho infantil. Foram instalados jogos de espirobol, adquiridos bolas, cordas e materiais para a confecção de jogos e brincadeiras.
Foi demarcada a área destinada à realização do recreio, evitando a ida de estudantes para a área do estacionamento.
A partir de agosto de 2015, cinco professores de artes e ed. Física desenvolverão atividades dirigidas em alguns recreios da semana para complementar a sua carga horária.
Está previsto para o 2º semestre de 2015 a organização de um espaço destinado ao armazenamento de jogos e materiais didáticos. Trata-se de um projeto das professoras auxiliares voltado para a humanização do recreio e dos espaços coletivos da escola.

Entrada e Saída das aulas
Dividimos o horário de saída. As turmas de 1º ao 5º ano saem 5 minutos antes das turmas de 6º a 9º ano, diminuindo os índices de acidentes e conflitos. Adoção de política de controle de entrada de adultos no interior da escola para melhorar a segurança de estudantes e funcionários.

Laboratórios de Ciências e de Informática
Ampliação do número de professores da Sala Informatizada e reivindicação que o mesmo ocorra com o Lab. de Ciências a partir de 2016. Hoje a Sala Informatizada conta com 2 professoras. A partir de 2014, reduzimos o número de aulas fixas que esses profissionais tinham em sala de aula, ampliando o tempo destinado ao atendimento das turmas na Sala Informatizada e no Lab. de Ciências.
Na Sala Informatizada houve a ampliação de 10 para 18 computadores, ligação pela primeira vez desses equipamentos a rede de internet e a instalação de ar condicionado.

Ouvidoria
Criada já em janeiro de 2014: ouvidoria@escolaherondina.net
Atualmente a ouvidoria da escola é gerenciada pela Comissão de Ética de forma autônoma a direção da escola.

Transparência
Desde 2014, todas as prestações de contas estão disponíveis no site da escola.

Site

Desde janeiro de 2014 o site “www.escolaherondina.net” está no ar, divulgando as atividades, projetos, saídas de estudos, ouvidoria, contatos, prestação de contas, calendário e documentos da Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino.

Nenhum comentário:

 
© 2008 Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros