quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Biblioteca da Escola Herondina em parceria com professores promoveu a Semana Franklin Cascaes e comemorou a semana da criança

A Semana Franklin Cascaes é comemorada anualmente na semana do dia 16 de outubro, quando faria aniversário o historiador e pesquisador da cultura de Florianópolis,Franklin Cascaes. A biblioteca da EBP Herondina Medeiros Zeferino tem o nome de Biblioteca Escolar Franklin Cascaes, em homenagem a essa importante figura de nossa história, e anualmente promove eventos culturais para comemorar essa data significativa.
Este ano foram feitas apresentações de contação de histórias e apresentados vídeos sobre a vida e obra de Franklin Cascaes. E como também era comemorada a Semana da Criança, outras histórias divertidas e engraçadas foram contadas para animar a galerinha dos primeiros aos quartos anos.

O conto da Vassoura Bruxólica, de Franklin Cascaes, e a história “Que chulé espetacular” de Celso Sisto faziam parte do repertório de histórias apresentado pelas Bibliotecárias Munira Possebon e Giseli Bittencourt, com o apoio na organização do evento, realizado pela professora Marilsa da Silva Pereira, auxiliar de ensino.
Em parceria com a professora Vânia Ferrari, que trabalhou em sala com as turmas 34 e 35 a cultura e tradições de Florianópolis, no estudo das noções de país, estado e cidade, as bibliotecárias também apresentaram o texto “Um apólogo” de Joaquim Maria Machado de Assis, presente na obra, também trabalhada em sala de aula, “Fábulas de linha e agulha – artes de Maria Celeste”, organizado por Dennis Radünz.
As alunas Yasmim e Ana da turma 34, integrantes do Coral Vozes do Arvoredo, interpretaram a música “Floripa, Ilha da Magia” e encantaram a todos com sua afinação e sincronia, num canto harmonioso e emocionante, com a letra que fala de nossas belezas naturais, nosso poeta Zininho e do homenageado da Semana Franklin Cascaes.
O apoio pedagógico também participou destas comemorações, desenvolvendo com os alunos trabalhos artísticos baseados nas histórias de Franklin Cascaes. A EJA (Educação de Jovens e Adultos) também colaborou com uma peça presente na exposição, instalando uma rede com retalhos compostos de poesias e trechos da obra do pesquisador. Mais detalhes sobre a exposição “Franklin Cascaes no Apoio Pedagógico” você encontra no blog neste link: http://apoiopedagogicoescolaherondina.blogspot.com.br/
Os alunos foram recebidos no auditório da escola nos dias 13, 14 e 15 de outubro, em sessões matutinas e vespertinas, com muita música e descontração. E todas as sessões eram finalizadas ao som do “Rancho de Amor a Ilha” do poeta Zininho, interpretado em versão “rock’n’roll” pela banda manezinha Dazaranha.