sexta-feira, 8 de julho de 2016

Estudantes classificados para 2ª fase da OBI - Olimpíada Brasileira de Informática

A OBI  - Olimpíada Brasileira de Informática acontece desde 1999 e tem como objetivo: proporcionar novos desafios aos estudantes, estimular o interesse na computação e nas ciências de forma geral,  identificar talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia e promover a introdução de disciplinas de técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental. (Fonte: http://olimpiada.ic.unicamp.br/info/geral/regulamento)
Neste ano de 2016, a Escola Herondina participou pela primeira vez da competição, na modalidade iniciação. 58 estudantes demonstraram interessem em participar, 41 fizeram a prova da OBI na escola e 15 estudantes foram classificados para a segunda fase que ocorrerá no dia 5 de agosto.
Os estudantes interessados participaram de atividades preparatórias para 1ª fase. Após a classificação continuam participando de um preparatório com a professora de matemática Márcia Regina L. Flores dos Santos, tendo a colaboração da professora de Tecnologia Educacional Giselle Araújo e S. de Medeiros.
No 3 de agosto, alguns bolsistas do PET, Computação,
do Depto de Informática e Estatística - INE da UFSC, que têm como tutora a Profª Patricia D. M. Plentz, estarão na Escola Herondina desenvolvendo uma oficina para colaborar na preparação dos estudantes que passaram para segunda fase.
Os estudantes da escola estão participando da modalidade iniciação, as provas envolvem conhecimento de problemas de lógica, mas sem o uso do computador.
"Pretendemos em 2017 ampliar o envolvimento dos estudantes na OBI na modalidade iniciação e também, queremos incentivar estudantes interessados em linguagem de programação a participar da modalidade de programação júnior" (Giselle A. e S. de Medeiros)