sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Caverna da Botuverá - Saída de Estudos 8º ano

No dia último dia 18 de outubro de 2016 foi realizada uma saída de estudos para a Caverna de Botuverá em Botuverá/SC. Participaram os estudantes das turmas 81 e 82 e as professoras Ana Maria de Ciência e Ivanete de Geografia.
A Caverna de Botuverá é parte integrante do Parque Municipal das Grutas de Botuverá, importante área de preservação ambiental do município e também do estado de Santa Catarina. 
A caverna possui vários salões povoados por espeleotemas (esculturas formadas pelas gotas de águas) estalactites, estalagmites e colunas  que compõem diferentes formas e estruturas calcíticas, como por exemplo, o órgão de tubos e a catedral. Os ornamentos estão em constante formação, segundo o monitor, o cálculo é que se forma 1 cm cúbico a cada 100 anos. Estalactites são as formações que se originam no teto da caverna e estalagmites se formam a partir do chão. 
Além dos espeleotemas, habitam na caverna várias espécies de
morcegos e animais invertebrados, como aranhas, minhocas, grilos e escorpiões.
A visita é de extrema importância para conhecer melhor como se formam as cavernas e os animais que nela habitam, conhecendo na prática o que se estuda na teoria, constituindo assim a práxis pedagógica, além de visitar uma área de preservação ambiental.
Para saber sobre o mais Parque Municipal das Grutas de Botuverá visite o site: http://www.botuvera.sc.gov.br/turismo-lazer/parque-das-grutas/
 Devido a preservação do ambiente é proibido fotografar e filmar no interior da caverna.






Nenhum comentário:

 
© 2008 Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros