segunda-feira, 24 de outubro de 2016

ESCLARECIMENTOS

No começo da semana passada algumas notícias envolvendo a Escola Herondina circularam pela imprensa e internet, dos quais consideramos necessários alguns esclarecimentos.
O objetivo é tranquilizar os familiares acerca dos acontecimentos.

JORNAL HORA DE SANTA CATARINA
Uma suposta avó de aluno denunciou que nossa escola não permite a entrada dos estudantes antes do início das aulas pelo portão da escola.
Garantimos que isso não é verdade.
Todos os dias o portão é aberto sempre uma hora antes do início das aulas e os alunos podem aguardar dentro das dependências da escola o início das aulas. Isso ocorre tanto no período da manhã quanto a tarde.
Todos podem verificar essas informações diretamente na escola em qualquer dia da
semana antes do início das aulas.
Destacamos que a própria foto enviada junto com a "denúncia" mostra os estudantes dentro das dependências da escola, contradizendo a própria denúncia que dizia que os alunos eram obrigados a ficar na rua aguardando o início das aulas.

COMO FUNCIONA A ROTINA DE ENTRADA NA ESCOLA?
Toda essa rotina de entrada e saída dos alunos foi discutida e aprovada em assembleia de pais e faz parte do regimento escolar.
Foram realizadas reuniões com a comunidade escolar para discutir essas questões no dia 25/08/2014, 16/10/2014 e 03/11/2014. No dia 02/12/2014 ocorreu uma assembleia de pais que aprovou a seguinte organização:
O portão é aberto uma hora antes do inicio das aulas, e estudantes e familiares devem aguardar na área entre o portão e a porta.
A porta de acesso ao interior do prédio é aberta sempre 15 minutos antes do início das aulas para que todos aguardem no piso térreo. E 5 minutos antes do início das aulas, é liberado o acesso para os alunos que estudam no 2º e 3º pisos.
Nesses encontros, mais de 500 pessoas discutiram e participaram da elaboração e deliberação dessa organização que hoje faz parte do Regimento Escolar.
Em 16/02/2016, foi organizado uma reunião para divulgar o conteúdo do regimento escolar, e no dia 23/02/2016 uma ampla assembleia de pais atualizou e aprovou novamente o regimento escolar para o ano letivo de 2016.
As regras escolares foram portanto, debatidas e construídas democraticamente.

SEGURANÇA
A escola possui um controle de acesso e saída dos alunos. Depois que o aluno entra na escola, o vigilante só libera o estudante mediante autorização da família e bilhete da direção, equipe pedagógica ou secretaria.

DESAPARECIMENTO
Na última segunda-feira (17/10/2016) dois alunos da nossa escola estavam desaparecidos. Destacamos que não consideramos o caso como um desaparecimento da escola.
De fato, eles estavam na escola no período da manhã. Mas saíram pulando o muro nos fundos da escola.
Os relatos apresentados por alguns estudantes indicam que eles desejavam fugir de casa e morar em outro local. E iniciaram isso durante as aulas por ser um momento em que os familiares de um deles não estariam em casa: necessário, pois os mesmos passaram em casa para pegar roupas e dinheiro.

Consideramos que essa é uma questão que envolve o descumprimento as regras escolares, pois os estudantes saíram sem autorização. O desaparecimento causou apreensão em toda a comunidade escolar e na cidade como um todo e desespero aos seus familiares.
A escola não pode ser considerada uma prisão. Seu princípio é pedagógico, e hoje nossa escola possui uma série de procedimentos que garantem a segurança dos estudantes.
Consideramos que a atitude dos alunos não pode ser considerada uma fragilidade na segurança da escola. É preciso compreender como uma atitude irresponsável que precisa ser tratada pela escola e os familiares dos estudantes.

Reiteramos que a escola se mantém aberta a toda a comunidade escolar para discutir qualquer questão e tirar dúvidas que os familiares possam possuir. Afinal, reconhecemos que as notícias veiculadas certamente deixaram a todos apreensivos.
Para maiores informações, seguem uma relação dos principais contatos da escola:
Telefones
Secretaria Escolar:
48 3269-3091 (Oi) | 48 9167-2857 (Vivo) | 48 9858-2182 (Tim) | 48 8862-0062 (Claro)
Fax: 48 3269-3091
Equipe Pedagógica e Recepção: 48 3369-4058 (Oi)
EJA: 48 3369-4058 (Oi) - A partir das 18h30min.
Email's
Secretaria Escolar: secretaria@escolaherondina.net