quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Feira de Ciências e matemática da Prefeitura de Florianópolis

No dia 7 de agosto ocorreu na Escola Herondina  a  III Feira Municipal de Matemática, a III Feira Municipal de Ciências e a IV Feira Regional de Matemática da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Os estudantes da Escola Herondina juntamente com os estudantes de outras escolas expuseram projetos na área de ciências e matemática.
"A feira foi muito legal. Mesmo não indo para feira estadual, nós não ficamos decepcionados, a gente tentou e conseguiu representar bem a nossa escola e o nosso projeto." relata o estudante Matheus da turma 42, que apresentou o trabalho "A magia de programar: uma introdução a programação"
O projeto Trilhando na ilha da magia: do homem do sambaqui à etnomatemática da professora Jeanice Back Andrade (1º ano) foi selecionado para participar da  XXXIII Feira Catarinense de Matemática, que ocorrerá em Criciúma, no final de setembro.
A professora Jeanice afirma que "As feiras de ciências e matemática, são recursos muito importantes para  a exposição do conhecimento científico, para toda comunidade escolar. É um momento, onde nós professores, colocamos em prática nossa real função, que é orientar o processo de ensino e aprendizagem de nossas crianças. Para Júlia e Enzo, estudantes do primeiro ano, a participação efetiva na feira, foi muito motivadora. Eles foram protagonistas do processo de pesquisa, compartilharam com a comunidade escolar, as experiências vividas em sala de aula. A socialização e a troca de aprendizagens e conhecimentos, são imensamente enriquecedores para a vida destas crianças."

Destaque e menção honrosa dos projetos da Escola Herondina:

IV Feira Regional de Matemática e III Feira Municipal de Matemática
Projetos em Destaque:
- A magia de programar: uma introdução a programação (Orientado pela professora Giselle A. e S. de Medeiros)
- A matemática inserida na música (Orientado pela professora Marijane de S. V. da Silva)
- Aplicativo Recycle Mapp (Orientado pela professora Giselle A. e S. de Medeiros.  e Marijane de S. V. da Silva)
- Jovens Tutores de programação (Orientado pelas professora Giselle A. e S. de Medeiros e Christiane A. Gresse Von Wangenheim (UFSC))
- Trilha algébrica (Orientado pelos professores Ednei Luiz Belletini e Marcos Celima)
- Trilhando na ilha da magia: do homem do sambaqui à etnomatemática (Orientado pela professora Jeanice Back Andrade)

Menção Honrosa:
- Educportfolio: uma ferramenta de registro (Orientado pelo professor Lauriano Warth)
- Jogos de tabuleiro: construindo a partir de materiais reutilizados (Orientado pela professora Roberta Cezar)