sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Caminhada da cidadania

No dia 7 de setembro ocorreu a "Caminhada da cidadania". Estudantes, familiares, professores e profissionais da Escola Herondina participaram da caminhada, que iniciou na Escola e seguiu até o Angeloni.
Durante a caminhada foi realizada a leitura de um texto com acréscimos e adaptação do estudante do Ensino Fundamental Hernandes da Silva.
 O Brasil que queremos
(com igualdade social e econômica, sem violência nem discriminação racial, de gênero e social.)

Hoje é feriado Nacional,
pois comemoramos 195 anos da suposta Independência do Brasil. No entanto, em que pese à beleza do nosso país e a luta diária da maioria dos brasileiros pela vida, há muito que avançarmos para construir uma nação que garanta aos seus cidadãos à igualdade de condições de acesso a economia, a cultura, a educação, a saúde, a segurança, ao transporte público, a justiça e a radicalização da participação política.
O Brasil que queremos é um Brasil onde todos tenham igualdade social e econômica, onde não existam violência, nem discriminação racial, de gênero e social.
O Brasil que queremos é um Brasil onde todos possam plantar e colher alimentos para seu sustento e de sua família. E, onde a preservação do meio ambiente seja vista como fundamental para a vida na terra.
O Brasil que queremos é um país em que a justiça seja igual para todos, pois atualmente é desigual e pune diferentemente as pessoas. E que haja prioridade a mobilidade urbana, portanto aos meios de transportes coletivos e não poluentes.
O Brasil que queremos é um Brasil onde eu sem mesmo te conhecer possa te desejar um bom dia, mesmo que você use brinco e correntes no pescoço; mesmo que você tenha os cabelos pintados ou descoloridos; mesmo que você seja branco, moreno, índio ou negro.
O Brasil que queremos é um Brasil onde a sociedade seja igualitária e todos tenham direitos iguais. Para isso, é importante ampliarmos a democracia garantindo que a sociedade tenha participação na definição e fiscalização das políticas públicas. E, só teremos segurança efetiva num país que garanta esses direitos essenciais para existência humana.
É por isto que nós estamos nesta luta por um país e um mundo melhores.
Enfim, este é o Brasil que queremos: crianças estudando, saúde para todos e direitos iguais.
E este é o Brasil que temos: crianças sem estudo, alto índice de mortalidade infantil, discriminação social, de gênero e racial.