sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Por dentro da exposição "Costumes da Ilha"

Estudantes, funcionários e familiares da Escola Herondina estão participando da exposição "Costumes da Ilha", uma oportunidade de observação de telas que retratam a tradição da pesca na nossa região. Uma atividade geralmente disponível apenas em museus e instituições na região central da cidade.
A exposição apresenta parte das obras do artista Phyllis D'Ávila dos Santos, manezinho da ilha, nascido em Florianópolis e apaixonado pela nossa cidade.
O acesso ao patrimônio artístico é essencial na formação de crianças e adolescentes. A escola deve continuar apostando em receber exposições e em
oportunizar vivências e experiências artísticas aos seus estudantes.
Participando da exposição, algumas professoras dos anos iniciais destacaram que houve muito interesse dos alunos pelas telas, que a interação provocou ricos debates nas turmas sobre as telas, suas cores, significados das imagens e o que o artista quis retratar. Uma mostra disso ocorreu na turma 26: a estudante Isabelle Souza Lourenço "achou muito legal as telas porque contam a história dos homens que gostavam do mar e de navegar".

Mais sobre o artista:
Phyllis é "artesão autodidata e desenvolve trabalhos em acrílico sobre tela, fazendo releituras e introduzindo traços próprios, confecciona objetos em madeira, palha, bambu, tecidos e outros. Depois de uma experiência no exterior, visitando museus e feiras de rua em Paris, também passando por vilarejos em Bali na Indonésia onde a arte está no DNA das famílias que se especializam, passando o conhecimento de  geração em geração. O encantamento foi tanto, que sentiu que era o momento de explorar o universo da pintura, iniciando assim seus primeiros ensaios. No Brasil viajou pelo nordeste em busca de materiais e estímulos para desenvolver seu próprio estilo. Mas sua maior fonte de inspiração ainda é Floripa. "
Adaptado de: http://blog.tribodalua.com.br/p/arte.html