sexta-feira, 13 de abril de 2018

Assembleia de Pais e Professores

O conselho deliberativo escolar e os profissionais que atuam na Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino acreditam na importância da qualidade da educação pública e gratuita como pilar na construção de uma sociedade mais justa e na formação de uma juventude comprometida com o futuro de nossa nação. Sabemos que a demanda por vagas nas escolas da região do Norte da Ilha é grande, e essa situação não é nova. Nossa instituição juntamente com a comunidade, já vem alertando e reivindicando sobre a
necessidade da construção de novas escolas desde 2015. Diante das negativas da Prefeitura (PMF) na época, solicitamos a ampliação de novas salas de aula, no intuito de amenizar e evitar que o problema chegasse à atual situação alarmante de falta de vagas. O que até então não saiu do papel.
Para atender a demanda de vagas em 2018 a PMF divulgou amplamente nas mídias o aluguel “de novas salas de aula junto a faculdade da Uniasselvi em Ingleses para atender alunos novos na Rede Municipal de Ensino” (Jornal CONEXÃO, 09/04/2018), como medida paliativa. Entretanto, dois dias depois, fomos surpreendidos com a determinação da Secretaria Municipal de Educação para inclusão imediata de mais de 100 novos estudantes em um universo de 1500 que já fazem parte desta comunidade escolar, superlotando algumas turmas que receberão 5 novos estudantes a mais. Para que possamos continuar atendendo com qualidade e desenvolvendo projetos em contraturno, é necessário que a Prefeitura também esteja comprometida com a educação pública de qualidade. Acreditamos que isso não seja possível com salas de aula superlotadas e em espaços que não garantam a segurança, o bem estar e a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. 
Colocar 5 estudantes a mais em cada turma não irá resolver o problema do crescimento populacional no norte da ilha, produzindo novos problemas onde os principais prejudicados serão os próprios estudantes. É preciso investimentos urgentes na criação de mais escolas para que todos os estudantes tenham direito a educação. Mas acreditamos que também seja direito o acesso ao ensino de qualidade.
Nossa comunidade escolar sempre se posicionou de forma contrária a política de colocar estudantes a mais em sala de aula. E não vai ser diferente dessa vez. Convidamos todos para participarem da assembléia de pais, estudantes e professores no dia 16/04/2018 às 19 horas no auditório da escola.

Nenhum comentário:

 
© 2008 Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros