sábado, 26 de maio de 2018

Lua e Júpiter ao vivo

Na noite dessa quinta-feira (24/05) nossa escola realizou mais uma observação astronômica com uso de telescópio. A  Escola Herondina dispõe desde 2013 de um aparelho refletor do tipo newtoniano da marca Skywatcher, modelo Neq3, com capacidade de observação da lua, dos planetas e satélites do sistema solar e de estrelas e aglomerados de estrelas (a depender das condições climáticas e de iluminação artificial da nossa atmosfera). 
As atividades de observação astronômica integram o projeto extracurricular coordenado pela professora Roberta Zimmer de Cerqueira César do laboratório de Ciências, que possui como objetivo ampliar o interesse dos estudantes e da comunidade escolar pela Astronomia por meio de atividades práticas e teóricas. Já que essa ciência possui grande relevância cientifica e se desenvolve de forma interdisciplinar com várias outras ciências existentes no currículo escolar. Por meio dos conhecimentos astronômicos o aluno estuda e se apropria de conhecimentos da matemática, geografia, química e física, por exemplo. 
Desde seu primeiro ano de desenvolvimento, o projeto já organizou formações para professores, aulas curriculares e
extracurriculares de ensino teórico sobre a Astronomia, confecção e lançamento de foguetes, participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia, na Mostra Brasileira de Foguetes e em feiras de Ciências em nível local e nacional.
No último dia 24, a escola recebeu mais de 100 estudantes, professores e familiares que puderam observar  ao vivo pelo telescópio a Lua e suas crateras na fase crescente, o planeta Júpiter, suas grandes manchas e seus principais satélites naturais: Io, Europa, Ganimedes e Calisto. 
Agradecemos a participação de todos.





















































































Nenhum comentário:

 
© 2008 Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros