quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Projeto Escola Mídia visita a NSC Comunicações

Os estudantes do Projeto Escola Mídia participaram de saída de estudos aos estúdios e redações de rádio e TV, jornais impressos e portais G1/SC e NSC-Total localizados no Morro da Cruz, região central de Florianópolis. Além do parque gráfico no bairro Capoeiras, na região continental da cidade.
Acompanhados pelos professores Iracema Munarim e Samuel Santana, os estudantes foram a campo para
aprofundar conhecimentos e ampliar vivências acerca dos conteúdos trabalhados nas aulas do projeto.
Na elaboração do jornal os alunos são desafiados à escolha da pauta, como escrever uma matéria, como selecionar temas relevantes, a relação com o leitor,  o papel do editor, a importância da diagramação e do planejamento. Na Rádio da Mídia Herondina os estudantes conhecem essa forma de comunicação que já é antiga mas ainda muito eficiente. Aprendem as formas de se expressar com os ouvintes, sobre programação (música e notícias), sobre os tempos de fala e a relação com o texto escrito;  vinhetas, captação de som, sequências e planejamento de programação. Sobre a TV, trabalham a captação de imagem e som, luzes, tomadas de cenas, posicionamento do apresentador, tempos de fala e relação com o texto escrito, planejamento e respeito às regras de tempo (em minutos e segundos). Já, na visita ao Parque Gráfico da NSC, compreenderam como é feita a impressão do jornal, conhecendo máquinas e o processo de impressão das imagens, a segurança no trabalho, o planejamento de cada minuto do dia para que o jornal chegue a tempo aos leitores.
Na saída de estudos os estudantes tiveram oportunidade de conhecer  como funcionam os estúdios de rádio e TV bem como as redações de notícias e seus bastidores. Trata-se de uma das ações do projeto Escola Mídia, de oferecer espaço de formação crítica e criativa para/com/sobre as mídias, envolvendo as linguagens de jornal, rádio, TV e suas convergências de conteúdos na internet, desde a produção de conteúdo até o momento em que chega ao leitor.