quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Personagens Escola Herondina

“Eu sou Gabriela Marcela Martinez, tenho 47 anos e nasci em Buenos Aires, na Argentina. Há 14 anos eu e minha família nos mudamos para Florianópolis. Na Argentina eu tinha muito pouco tempo para permanecer com o meu filho, já no Brasil a diferença é muito grande. Já queríamos nos mudar há muito tempo, já havia tentado na Europa, Estados Unidos e Ilhas Canárias, mas como tínhamos o costume de vir passar as férias em Florianópolis achamos mais fácil nos mudarmos para cá.
A cidade foi muito acolhedora, não sentimos nenhum tipo de preconceito, mas o meu emprego ainda não é o ideal. Na Argentina fui funcionária pública por 15 anos. Era Técnica em Marcas e Patentes de Invenção, no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Estudei dois anos de Engenharia Industrial, tranquei a faculdade e passei a estudar Direito, também por dois anos. Depois engravidei e precisei deixar os estudos da universidade. Mas antes disso me formei no bacharelado em Orientação Pedagógica, mas lá o sistema de ensino é diferente, teria que fazer mais dois anos de prática para poder exercer a profissão. Por conta do meu português consigo somente esses tipos de emprego aqui no Brasil, como na limpeza.
O meu filho Brian Avena Martinez de 19 anos nasceu na Argentina, minha filha Iara Martinez Avena de 14 anos nasceu no Brasil, a Zoe Martinez Avena também. As duas meninas estudam na Escola Herondina. Na Argentina existe o costume de colocar o sobrenome da mãe por último, no Brasil é o do pai. Por isso os sobrenomes dos meus filhos estão em ordens diferentes”.
De Maria Lovat para Mídia Herondina.