terça-feira, 4 de setembro de 2018

Teatro de Sombras

O Teatro de Sombras é uma arte milenar do oriente e conseguiu encantar encenadores do mundo inteiro. É uma linguagem que integra o campo do teatro de animação, em que estão inseridos as marionetes, bonecos, objetos e máscaras.
Fazer Teatro de Sombras possui uma técnica relativamente simples: através de uma tela translúcida um foco de luz se acende, sombras de silhuetas de figuras humanas, animais ou objetos, recortadas em papel, são projetadas em conjunto, ou isoladas nos remetendo a um mundo particular, poético e mágico de histórias, do faz de conta.
A partir desta concepção foi desenvolvido na Escola Herondina pelo professor Éder Sumariva  o projeto "A poesia do Teatro de Sombras" durante o primeiro trimestre de 2018. As atividades tiveram como objetivo oportunizar aos
estudantes do quinto ano (turmas 53, 54 e 55)  o conhecimento desta linguagem teatral pouco conhecida, difundida e trabalhada no âmbito escolar.
Os espetáculos criados pelos estudantes compreenderam um intenso processo de criação teatral em grupo, desde a construção da dramaturgia (texto teatral), passando pela confecção das silhuetas, ensaios até a apresentação final.
Por fim, é válido pontuar que o ensino-aprendizagem desse projeto se concretizou na prática, a qual os educandos puderam experienciar o Teatro de Sombras em sua forma mais profunda.