terça-feira, 30 de abril de 2019

Meninas da Herondina vencem o Technovation Challenge 2019

As estudantes da Escola Herondina Milleny Beck Domingues Jacobi (turma 73), Jennifer Cardoso da Luz (turma 95) e Joanna Lopes Fernandez (turma 73) venceram a categoria Júnior do Pitch Regional de Florianópolis do Technovation Challenge 2019. A criação do aplicativo Librianos, o mundo das Libras deu a vitória as meninas nessa categoria,que contemplava a faixa etária de 10 a 14 anos. Como prêmio, elas receberam o valor de 10 mil reais em cursos de capacitação na empresa I Do Code.
As estudantes relatam que ficaram envolvidas por três meses em estudos, pesquisas, debates e na construção efetiva do aplicativo. Junto com cerca de 30 estudantes da Herondina, elas participaram de 10 encontros no SEBRAE do bairro João Paulo e de reuniões semanais na escola, em contraturno. As atividades ainda envolveram dezenas de horas de dedicação em casa. Oportunidades em que aprenderam e iniciaram nos mundos da programação, design, marketing e de edições de vídeo. As alunas foram orientadas pelos mentores Felipe de Oliveira e Natália Maia . O software utilizado para a criação do aplicativo foi o APP Inventor, disponibilizado gratuitamente pela Google.
A escolha do tema foi definido dentre muitas possibilidades. E a ideia de um aplicativo de Libras surgiu como uma forma de contribuir na inclusão da parcela da população brasileira que acaba sendo excluída de determinados espaços e atividades. As meninas relatam que percebem de forma bem evidente essa exclusão. O aplicativo foi pensado e construído para auxiliar as pessoas a aprenderem Libras e com isso ajudar na comunicação com as pessoas com deficiência auditiva.
O aplicativo possui vídeos que ensinam Libras e um ícone com notícias e informações envolvendo Libras. Além disso, é possível que pessoas fluentes em Libras podem gravar vídeos e encaminhar para avaliação e publicação no aplicativo. Elas planejam ainda a construção de ícones com jogos, e dicas de sites acessíveis em Libras.
A vitória da Joanna, Milleny e Jennifer é motivo de orgulho para a Escola Herondina. Em três das quatro edições do Technovation Challenge Florianópolis equipes da nossa escola foram vencedoras. Mas muito além da vitória, a experiência conquistada por todas as meninas que participaram certamente é o saldo mais positivo. Assim como ver um número cada vez maior de meninas estudando aos sábados e fora do horário escolar. Inspirar esses meninas a estudarem e a perceberem que podem ir além, ocupar espaços e transformar suas vidas. Esse é o maior propósito.
Queremos agradecer aos profissionais que colaboram com a jornada do Technovation em 2019, acompanhando as estudantes nas atividades no SEBRAE e as orientando com informações e na realização das atividades: Janaína Venera, Edilene da Silva Monteiro, Giselle de Araújo e Silva de Medeiros, Emanuelle Schmitt e Maria Eduarda Hojnacki Costa. Assim como os demais mentores e toda a equipe da organização da competição.
Agradecemos e parabenizamos também o mentor Felipe de Oliveira, que foi estudante da Escola Herondina e atualmente é aluno de Química no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).