terça-feira, 24 de setembro de 2019

Workshop Robôs Dançantes

A tarde da última segunda-feira (23 de setembro) foi muito significativa para cerca de 15 alunas da Escola Herondina e da EBM Luiz Cândido da Luz.
As meninas participaram na Herondina do Workshop Robôs Dançantes coordenado pela designer sueca Heidi Harman numa parceria entre os professores Samuel e Ariel do Projeto Jornada em Tempo Integral, a embaixada da Suécia no Brasil, Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo, o DTE (Departamento de Tecnologia Educacional), o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), SME (Secretaria Municipal de Educação) e estudantes de Engenharia Mecânica da UFSC.
A iniciativa de realizar um workshop de robótica para meninas surgiu com inspiração no movimento "GeekGirlMeeUp", que tem como objetivo inserir mulheres no campo das ciências exatas e tecnológicas.
Utilizando canudinhos, placas com microprocessadores e servo motores as estudantes foram desafiadas a montarem estruturas que realizavam movimentos. Atividades que envolviam a construção das pequenas estruturas e também de programação.
Desafiar nossos estudantes e buscarem mais conhecimentos. Esse é o caminho que queremos sempre percorrer.
Nosso agradecimento a todos os envolvidos e parabéns pelo empenho de todas as meninas.