segunda-feira, 27 de março de 2023

Sistema circulatório - relato de atividades (Ciências, 9º ano)

A EBM Professora Herondina Medeiros Zeferino realiza um trabalho pedagógico em sala de aula, assim como em seus diversos laboratórios.
Os laboratórios têm como premissa viabilizar experiências sobre os processos de ensino-aprendizagem iniciados em sala de aula.
As aulas de Ciências têm como pilar do seu trabalho o uso regular do LabCie - Laboratório de Ciências - que neste ano está sendo coordenado pelas professoras Andressa Fröhlich e Natália dos Santos.
O trabalho pedagógico em sala de aula é um desafio constante, contudo sabemos que práticas dessa natureza fomentam nos estudantes a vontade de continuar os estudos pesquisando e até definindo qual profissão perseguirão. Desse modo, nossa escola não mede esforços nesta direção.
Pensando nisso, o professor de ciências Eliel de Paula, em trabalho conjunto com a supervisora Andréa Perdicaris, e juntamente com os estudantes dos 9º anos do período matutino (91 e 92), vem realizando diversas experiências e atividades práticas sobre os conteúdos do 1º trimestre: os sistemas biológicos.
Para trabalhar um desses sistemas, utilizando material concreto (corações de três porcos), foi realizada uma atividade em grupo, com o objetivo de dissecar esse material e conhecer a morfologia e fisiologia do sistema circulatório.