quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Deveres de Casa - Cronograma (a partir de setembro)

Após discussões e deliberações na última reunião pedagógica e de deliberação em encontro do colegiado de direção (em 31/07), ficou decidido o seguinte cronograma para o envio dos deveres na escola (que deverá entrar em vigor na primeira semana de setembro):

Lembrando que o plano de gestão em vigor na Escola Herondina prevê a organização de uma política de envio de deveres para casa.

Turmas de 1º ao 3º ano: três deveres semanais, priorizando português e matemática e intercalando as demais disciplinas.

• 1ª semana do mês: deveres de português, matemática e língua estrangeira;

• 2ª semana do mês: deveres de português, matemática e ciências;

• 3ª semana do mês: deveres de português, matemática e educação física;

• 4ª semana do mês: deveres de história, geografia e artes.

Turmas de 4º e 5º ano: dois deveres semanais, intercalando as  disciplinas.

• 1ª semana do mês: deveres de português e história;

• 2ª semana do mês: deveres de matemática e geografia;

• 3ª semana do mês: deveres de língua estrangeira  e ciências;

• 4ª semana do mês: deveres de educação física e artes.

Turmas de 6º ao 9º ano: dois deveres semanais, intercalando as  disciplinas.

• 1ª semana do mês: deveres de matemática e educação física;

• 2ª semana do mês: deveres de português e língua estrangeira;

• 3ª semana do mês: deveres de ciências e artes;

• 4ª semana do mês: deveres de geografia e história.

Constitui como política pedagógica e curricular da Escola Herondina o envio de deveres e tarefas de forma regular para casa. Com o objetivo de estimular a construção de uma cultura de estudos em casa, permitir a revisão dos conteúdos trabalhados em sala de aula e, a partir disso, criar o hábito de preparação dos estudantes para as atividades avaliativas.

Trata-se de uma importante prática que fortalece o papel da família no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem e proporciona aumento nos níveis de desempenho dos estudantes.

Caso ocorra um feriado, reunião pedagógica ou outra atividade que suspenda a aula no dia que caberia ao professor da disciplina encaminhar os deveres e tarefas daquela semana, esse profissional deverá enviar na aula seguinte. De forma que na semana posterior o estudante tenha uma atividade a mais na rotina e que no mês todas as disciplinas sejam contempladas com tais atividades.

Os temas a serem abordados nos deveres e tarefas devem estar obrigatoriamente vinculados aos conteúdos e objetivos pedagógicos definidos no planejamento anual e na sequência didática mensal.

O formato dessas atividades deve ser definido pelo professor regente da disciplina, desde que as atividades sejam informadas em suas sequências didáticas. Assim, o professor pode passar atividades no quadro para que os estudantes copiem, tirar cópias de atividades e colar no caderno, encaminhar o livro didático para casa, solicitar resumos ou pesquisas, entre outras formas de deveres e tarefas.

A correção e controle de quais estudantes realizam os deveres e tarefas também são obrigatórios. Mas a forma como serão realizadas tais correções e monitoramento serão definidas pelo professor regente da disciplina. Desde que registradas em seu planejamento anual e sequência didática. A correção pode ser utilizada como instrumento avaliativo, de forma a auxiliar o professor na realização da avaliação processual. Ela pode ser feita de forma individual pelo docente nos cadernos. De forma coletiva no quadro, cabendo aos estudantes corrigirem individualmente suas próprias atividades. Ou de outras formas, as quais o professor considere mais viáveis e adequadas.