sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Saída de estudos para Aldeia Indígena Guarani Yguã Porã em Biguaçu.

No dia 17 de outubro o projeto Sustentabilidade realizou uma saída de estudos na Aldeia Indígena Guarani Yguã Porã em Biguaçu.

É a segunda escola que a Aldeia recebe na sua trajetória. A Aldeia mantém costumes e tradições bem preservados e tem pouco contato com a urbanização, o que torna o vínculo com a natureza ainda mais forte.
Fomos recebidos pelo membro da Aldeia, Marciano, que nos apresentou toda a Aldeia e nos conduziu até o Temaskal, onde é realizado as cerimônias guaranis com sagrados medicinais e culto aos deuses.

Após, conhecemos a Casa de Reza, onde fomos recebidos com lindos cantos e instrumentos do coral de crianças da Aldeia. Continuamos caminhando até chegar ao milharal. Na tradição indígena, os milhos são sagrados, e quando uma criança nasce na aldeia, é levada ao milharal para efetuar o batismo e recebe assim o seu nome.
Fizemos uma trilha no morro, onde conhecemos a nascente de mesmo nome da Aldeia que gera as lindas cachoeiras do entorno. Assim como o milho, a água é muito sagrada pela comunidade indígena.
No percurso, Marciano nos contou que a comunidade está nesse lugar desde 2002, e que os anciões vieram do Rio Grande do Sul, procurando um local de natureza exuberante que visualizaram em um sonho , até encontrarem este local, exatamente como era no sonho, onde vivem hoje.

Chegamos na casa da Anciã da Aldeia, dona Rosa, que produz ainda lindos artesanatos e nos contou um pouco mais da sua história.
Seguimos adiante percorrendo as diversas quedas d`água do entorno, em um contemplar único da natureza preservada da Mata Atlântica e por fim, realizamos um lanche coletivo de confraternização com a comunidade da aldeia.