quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Último encontro do Programa de Saúde na Escola- Intersetorial

Aconteceu nessa quinta-feira (23/11) o encontro do Programa de Saúde na Escola- Intersetorial

O Programa de Saúde na Escola (PSE) é uma ação intersetorial que visa promover a saúde e qualidade de vida dos estudantes por meio da integração entre a saúde e a educação.

A estratégia intersetorial do PSE envolve a atuação conjunta de profissionais das áreas de saúde e educação, bem como de outros setores da sociedade, como assistência social, entre outros. A intersetorialidade do PSE é fundamental para assegurar uma abordagem abrangente e efetiva da saúde dos estudantes, considerando que diversos fatores influenciam sua saúde e bem-estar. Assim, a parceria entre saúde e educação promove uma maior integração e articulação entre as políticas públicas dessas áreas, potencializando os resultados das ações em prol da saúde dos estudantes.

Na ocasião estavam representantes da Escola Herondina, Centro de saúde Ingleses, Conselho tutelar Norte da Ilha e CRAS Ingleses.

Essa foi a última reunião do ano para planejamento das ações do grupo intersetorial em 2024.

Ficou definido que no próximo ano acontecerão oito reuniões, quatro no 1º semestre e quatro no 2º semestre, sempre na última quinta-feira do mês do mês no período matutino.

Estruturou-se também uma dinâmica de encaminhamentos de demandas para estudantes da escola que dependem de serviços de saúde e da assistência social.

O grupo intersetorial estará atuando para monitorar esses pedidos que partem da escola junto às demais instituições.