segunda-feira, 20 de maio de 2024

Combate a Exploração e Abuso de Crianças e Adolescentes

Na semana de 13 a 17 de maio, o Conselho Tutelar do Norte da Ilha marcou presença na Escola Herondina para uma série de atividades relacionadas ao 18 de maio, dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, estabelecido pela Lei Federal 9.970/00.

Destacando a importância dessa data na demarcação da luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil, o Conselho Tutelar iniciou suas ações participando da reunião pedagógica da escola no dia 13 de maio, onde conversou com os professores dos anos  finais sobre suas atribuições, os desafios enfrentados no dia a dia e a contribuição dos educadores para a eficácia da proteção.

Durante o restante da semana, foram realizadas 16 oficinas junto com a Orientação Educacional, nas turmas dos 6º e 7º anos. As oficinas tiveram como foco principal promover uma reflexão sobre o que é ser adolescente, como a mídia retrata a adolescência e a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Além disso, foram realizadas dinâmicas de grupo, como o Desafio de Elogio e Abraço, e debates sobre resolução de problemas, onde foram discutidos casos como o envolvimento em jogos online e situações de assédio escolar.

Ao final de cada oficina, as conselheiras tutelares conduziram uma conversa sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, destacando a importância da data e a necessidade de conscientização e prevenção.

Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para essas atividades tão importantes!

A equipe da Escola Herondina agradece ao Conselho Tutelar do Norte da Ilha e ao Grupo Intersetorial do Programa Saúde na Escola pela parceria.

Mais fotos a seguir: