quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Semana Franklin Cascaes

Franklin Joaquim Cascaes nasceu em 16 de outubro de 1908, na praia de Itaguaçu, no continente. Era o filho mais velho entre 12 irmãos.
Foi professor, pesquisador e artista, registrando aspectos da cultura local, como: costumes, crenças, tradições, hábitos e características populares que faziam parte da vida dos colonos que habitaram a Ilha de Santa Catarina.

A pesquisa de Franklin Cascaes resultou em 42 conjuntos temáticos formados por esculturas de pequeno porte representativas de figuras, ferramentas, instrumentos, utensílios e também maquetes de engenhos de farinha, rancho de pescadores e outros objetos confeccionados em diferentes materiais. Além das esculturas, o artista deixou mais de 1500 desenhos e centenas de anotações, entre outros documentos.
Cascaes foi uma importante figura na preservação da memória e identidade local, pois seus registros tornaram-se referências para o entendimento da história da colonização açoriana em Santa Catarina.
A Semana Franklin Cascaes é uma homenagem da escola Professora Herondina Medeiros Zeferino a este grande artista que faria aniversário neste mês.
A biblioteca de nossa escola recebeu o nome de “Bilioteca Franklin Cascaes” como uma forma de destacar a importância do Cascaes, também, na literatura local.