terça-feira, 14 de julho de 2015

Laboratório de Ciências - Funções Químicas

No dia 30 de junho os alunos do 9º ano da nossa escola participaram de uma atividade prática sobre as funções químicas: Ácidos e Bases, com o objetivo de identificar através do indicador Fenolftaleína se as substâncias: vinagre, detergente, leite de magnésio, sabão em barra, limão, Óxido de Cálcio (cal virgem), Hidróxido de Cálcio (cal hidratada),sabão em pó e Hidróxido de Sódio (soda cáustica) eram ácidas ou básicas.
Os alunos perceberam ao final da atividade que as bases em contato com o indicador adquiriram uma cor arroxeada (rósea) e os ácidos esbranquiçadas voltando a cor natural após alguns minutos.
A professora de Ciências, Clotildes de Ramos, e a professora do Laboratório de Ciências, Roberta Cezar, participaram desta atividade.