quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Personagens da Escola Herondina - Professora Tânia Machri Ferreira

Em agosto de 2015 a professora de Geografia formada pela Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC e mestre em Meio Ambiente pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Tânia  Machri Ferreira completou 30 anos de carreira no magistério, e com isso irá se aposentar neste mês de setembro.
Tania nasceu no município de Mondaí no oeste de Santa Catarina. Aos 15 anos veio morar em Florianópolis para estudar, pois pretendia fazer faculdade, e no município em que residia na época, São Miguel do Oeste, não havia curso superior.
Quando Tania tomou essa decisão os pais dela compraram um terreno, construíram uma casa e vieram morar também em Florianópolis, nos Ingleses. Ela conheceu o marido, casou e Ingleses virou seu lar.
Tania em suas aulas sempre buscou mostrar aos alunos o outro lado da geografia, um lado prático. Investiu em saídas de estudo, acreditando que além da troca de conhecimentos, as saídas proporcionavam a aproximação do grupo.
"Eu queria que meus alunos gostassem da geografia, entendessem o conceito da geografia e relacionassem com a vida deles. E com isso parti para novas práticas."

1- O que te motivou a lecionar Geografia? Conte-nos um pouco da sua trajetória.
Comecei a dar aulas aos 18 anos, logo
que entrei para a faculdade. Eu era muito envergonhada e tinha medo de falar em público e com o objetivo de me preparar para o estágio, pois temia reprovar na disciplina, resolvi começar a dar aulas antes de começar o estágio. Quando entrei em uma sala de aula pela primeira vez descobri que eu nasci para ser professora, me apaixonei pela profissão além de já ser fascinada pela Geografia.

2- Na sua opinião, qual a importância do ensino de Geografia para a formação dos estudantes? De que forma a geografia pode ajudar a formar a criança e o adolescente?
Apesar da geografia não ser tão valorizada como as demais disciplinas, eu considero uma das mais importantes, visto que ela desempenha um papel crucial na formação e educação dos indivíduos, pois contribui para o conhecimento dos lugares, das regiões e do Mundo, bem como a compreensão dos mapas, é uma forma de compreender o mundo em que vivemos. Através do seu estudo podemos aproximar o aluno da sua própria realidade, para depois interpretar diferentes realidades para assim compreender fenômenos que ocorrem em uma escala mais ampla.

3- Conte-nos alguns fatos curiosos ou marcantes do período que atuou como professora de Geografia.
Foram muitas situações marcantes nestes 30 anos, vou contar dois fatos que nunca esqueci. Fiz uma saída de estudos pelo Santinho e quando passávamos por um caminho bem estreito, um boi correu atrás de nós e como eu estava por último na fila não deu tempo de sair da frente, eu caí e todos os alunos passaram por cima de mim enquanto que outros alunos caíram por cima de um cacto.  A situação foi cômica, pois mesmo sendo pisoteada eu não conseguia parar de rir. A sorte que o boi estava amarrado e só correu até a corda acabar, senão o estrago ia ser grande.
Outra situação foi quando eu estava aplicando uma prova e tinha alguns alunos tentando colar e eu disse que eles teriam que inventar outra forma de colar porque aquelas eu já conhecia. Na prova seguinte eu percebi que tinha alguma coisa errada, pois eles se olhavam e riam. Passei a aula toda tentando descobrir o que eles tinham aprontado, no finalzinho da aula olhei para cima e percebi que eles haviam colado papéis no teto da sala de aula. Nem eles conseguiam ler era só para me testar, ninguém conseguiu terminar a prova de tanto rir.

4- Deixe-nos uma mensagem sobre como você vê o futuro da educação, do ensino de Geografia e da própria Escola Herondina.
Eu acho que muita coisa tem que mudar, o professor está cada vez mais desvalorizado e a Escola está assumindo o papel da família. Nós, professores temos que nos desdobrar para atrair a atenção do aluno enquanto que o governo só pensa em atingir índices. O comprometimento dos profissionais, escolas bem equipadas, parceria com a família e maior participação do governo são algumas das mudanças que eu espero que aconteça.  Eu acredito que no ensino de geografia devemos estar sempre utilizando praticas pedagógicas que instiguem a pesquisa e o interesse do aluno, onde o aluno produza os instrumentos didáticos através de aulas práticas. Fico muito feliz em sair da Escola com um laboratório de geografia pronto, foi um sonho realizado! As aulas tornam-se mais dinâmicas e atrativas tanto para o professor quanto para o aluno. A nossa escola está no caminho certo, proporcionando melhores condições de trabalho e valorizando os profissionais de todas as áreas. Quando as atitudes são tomadas em conjunto o resultado sempre será positivo.