quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Projeto Franklin Cascaes

Franklin gostava muito de ouvir as histórias que os mais velhos contavam, em especial as que retratavam as suas raízes açorianas. Ouvindo histórias por todos os cantos da ilha, preencheu centenas de cadernos com rezas, hábitos e costumes tradicionais. Tempos depois dedicou-se a elaboração de peças de arte que retratavam histórias e personagens fantásticos, em especial as famosas bruxas.
E foi através das Bruxas que nossos alunos do apoio pedagógico conheceram Franklin Cascaes.
O conto escolhido foi a
Vassoura Bruxólica, apresentado para eles através de uma adaptação feita por Gilka Girardello.
Após a leitura do conto foi proposto ao grupo uma produção textual de gênero narrativo. O único critério seria que eles não poderiam usar a vassoura e sim um outro instrumento de trabalho. Na produção do texto eles poderiam se sentir como Franklin...dar asas à imaginação, e foi o que fizeram.
Após a produção do texto, cada um confeccionou uma vassoura simbolizando a “Vassoura Bruxólica” de Franklin Cascaes.
Ainda no universo das bruxas e aproveitando o interesse de todos, cada aluno criou uma poção mágica (gênero Textual-Receita), com um desejo que gostaria que se tornasse real ou ainda o que a imaginação mandasse. Saiu cada produção interessante: “ Poção da imortalidade", "Poção para um mundo melhor", "Poção para aprender a ler", "Porção do amor", "Poção para tirar nota 10", entre outras.
E como Franklin tinha várias profissões (desenhista, pesquisador, professor, escultor) foi proposto ao grupo nos contar  que profissão gostariam de ter, neste momento foi possível explorar mais um gênero textual- relato pessoal- e conhecer um pouquinho mais dos sonhos de cada um dos nossos alunos.
Depois de todo o envolvimento que tiveram, com certeza, Franklin Cascaes nunca mais será esquecido por eles.
No hall de entrada da nossa escola todos podem apreciar os trabalhos desenvolvidos.
Fonte: http://apoiopedagogicoescolaherondina.blogspot.com.br/