segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Furnas Educa leva conscientização ambiental a estudantes da Escola Herondina

Estudantes de 1º ao 4º ano da Escola Herondina participaram das atividades desenvolvidas pela Furnas no auditório da escola, de forma lúdica e descontraída, conscientizando nossos alunos sobre cuidados com o meio ambiente.
Furnas desenvolveu, em 2013, um programa educacional com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes, futuros cidadãos brasileiros, sobre os benefícios do uso consciente da energia elétrica, a importância de se preservar o meio ambiente e os perigos de realizar queimadas sob torres e linhas de transmissão de energia elétrica.
Denominado Furnas Educa,
o programa já percorreu mais de 200 escolas e instituições sociais em cerca de 50 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Paraná, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Bahia e o Distrito Federal, levando conhecimento a cerca de 100 mil crianças e jovens. O programa também acontece na sede da empresa, onde são realizadas palestras lúdicas para alunos de escolas que visitam Furnas.
A ex-campeã de ginástica artística Daiane dos Santos é embaixadora do programa e acompanha a equipe de técnicos da empresa compartilhando suas experiências e abordando os temas do Furnas Educa. A ideia é que, por meio do seu exemplo de dedicação e superação, a atleta envolva ainda mais as crianças na luta contra as queimadas e em defesa do meio ambiente. A caravana educacional conta também com a participação do Corpo de Bombeiros.

Efeito multiplicador
Cartilhas, vídeos de animação e técnicas específicas são utilizadas para mostrar aos alunos, professores e profissionais de educação os riscos de praticar queimadas e a importância de economizar energia e conservar o meio ambiente. Com a proximidade da época de férias escolares passou a ser abordado também o tema “prevenção a choques e descargas elétricas”, para conscientizar crianças e adultos sobre o risco de empinar pipas próximo a linhas de transmissão de energia.
“O projeto tem tido um resultado surpreendente, levando conhecimento a milhares de crianças, com o efeito multiplicador de alcançar as famílias de alunos e professores, por isso, o Furnas Educa entrou na carteira de programas institucionais da empresa. A meta para este ano é mobilizar ainda mais pessoas de forma itinerante e contínua, percorrendo todas as regiões do país”, explicou Leandro Rosa, gerente de Comunicação de Furnas.
Em 2014, o case Furnas Educa venceu a 40ª edição do Prêmio Aberje, concedido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, na categoria Comunicação e Relacionamento com a Sociedade, Regional Rio de Janeiro-Espírito Santo.