CONHECENDO MELHOR NOSSA ESCOLA
Os alunos das turmas 53 e 56 da Escola Básica Municipal Profª. Herondina Medeiros Zeferino, trabalharam durante o 2º e 3º trimestre com o gênero Reportagem através do projeto: CONHECENDO MELHOR NOSSA ESCOLA.
Para finalizar o projeto foi colocado em prática o objetivo que era conhecer melhor os projetos que são desenvolvidos com os alunos da Escola e outras atividades em algumas salas específicas. Então foi dividido a turma em grupos, onde cada grupo tinha como responsabilidade entrevistar professores que coordenam esses projetos ou atividades, fazer os registros para produzir um texto e posteriormente publicar no Blog da Escola.
Os alunos demonstraram muito interesse em realizar as entrevistas e através da coleta de dados, fotos e filmagens puderam verificar a importância desses projetos para a vida escolar dos alunos.
APOIO PEDAGÓGICO
Os alunos Renan, Kiron, Fabiano e João Vitor da turma 53 e os alunos Carlos, Estefani e Raissa da turma 56 realizaram uma entrevista com a professora Grazi e a professora Patricia do Apoio Pedagógico e com alguns alunos, a Paola, a Raissa e o Pedro.
Na entrevista pôde-se verificar que o objetivo do Apoio Pedagógico é motivar e ajudar as crianças que passaram com restrição.
O Apoio vem sendo desenvolvido na escola à 3 anos.
O total de alunos que participam são 65 e o atendimento acontece no período matutino e vespertino.
Segundo as professoras, já houve alguns resultados na leitura, na escrita e na matemática.
Os alunos também participaram dando sua opinião: "O Apoio ajuda muito os alunos e as professoras são muito legais".
PROJETO GUGA KUERTEN
As alunas Byanca, Lauren, Mikelly e Lauren Becker da turma 53 realizaram uma entrevista com a professora Gabriela do Projeto Guga Kuerten e com alguns alunos.
Na entrevista pôde-se verificar que o objetivo do projeto é educação através do esporte.
Vem sendo desenvolvido à 15 anos e o motivo de realizar as atividades é querer ajudar as crianças e os adolescentes. O total de alunos que participam são 720.
O Projeto Guga acontece de terça à sexta, no período da manhã e tarde.
Segundo a professora, já viram alguns resultados, como, encaminhar os adolescentes para o mercado de trabalho e auxiliar as crianças.
Os alunos Thailize e Mel da turma 41 e Jean da turma 61 participaram dando suas opiniões:
O Projeto Guga:
* Ensina coisas boas
* Dá oportunidades
* Ensina a jogar tênis, etc.
SALA MULTIMEIOS
As alunas Lais, Joana e Kamilly da turma 56 e os alunos Matheus, João Pedro e Filipe da turma 53 realizaram uma entrevista com as professoras Angela Maria Cruz e Ana Paula Martins da Sala Multimeios.
Na entrevista pôde-se verificar que o objetivo é dar apoio, construção de recursos para estudantes deficientes.
A Sala Multimeios começou a funcionar ainda na escola Gentil Mathias.
São atendido 26 alunos da Herondina e 5 que não são da escola, de segunda a sexta feira no período oposto da aula. Os resultados obtidos são específicos e bons.
A sala é ótima, bonita e bem estruturada.
O aluno Lucas também participou da entrevista e falou que: "Gosta de ir na sala multimeios, aprendeu a ler e escrever, não gosta de continhas de mais ou de menos e gostaria que tivesse aula de ciências".
PROJETO NUTRIÇÃO
Os alunos Davi, Gabriel Ribeiro e Arthur da turma 56 e os alunos Esaú, Jeferson e Alanis da turma 53 realizaram uma entrevista com a nutricionista Clea.
Na entrevista pôde-se verificar que o objetivo é que a nutricionista faça um cardápio que atenda as necessidades nutricionais de todos os escolares e realize também atividades de educação nutricional que contribua para hábitos alimentares saudáveis e a promoção da saúde.
O projeto nutrição nas escolas ocorre à mais ou menos 20 anos e o motivo é melhorar a alimentação servida aos escolares.
São atendidos mais de 30 mil alunos da rede municipal de ensino, as nutricionistas fazem visitas semanais as escolas e não tem período fixo.
Com todo esse trabalho de nutrição já puderam ver a melhoria na alimentação servida aos escolares e um melhor atendimento através da realização de atividades nutricionais.
Pra melhorar seria necessário um maior número de nutricionistas para que pudesse ficar mais tempo na escola e assim realizar mais atividades sobre alimentação.
PROJETO COM-VIDA
Com o intuito de conhecer melhor os projetos que são oferecidos aos alunos da E. B. M. Profª Herondina Medeiros Zeferino, nós alunos da turma 53 (Lyrhia, Manuella, Clarissa e Marina), realizamos uma entrevista com a professora Roberta do Projeto Com-Vida e com alguns alunos.
Na entrevista, verificamos que o objetivo do projeto é o desenvolvimento da cidadania e da consciência ambiental. O Com-Vida é desenvolvido há 3 anos.
O motivo de realizar o Com-Vida foi o trabalho com a horta e a falta de um projeto ambiental na escola. Tem o total de 30 alunos participantes, sendo 15 pela manhã e 15 pela tarde.
O Com-Vida acontece todas às segundas-feiras. Segundo a professora Roberta, ela já viu resultados interessantes, como a formação dos alunos nas questões ambientais, multiplicação de hortas ambientais e o desenvolvimento de práticas educativas, e o que precisa melhorar é mais um dia da semana para realizar o projeto. Os alunos da turma 64 e 73 ( Larissa, Brenda, Gabriela e Thalles) também participaram dando suas opiniões. Os alunos acima da turma 64 e 73 acham interessante a preservação ambiental e da construção de um horta escolar, assim aprendem a se conscientizar com o bem estar para a população, onde está sendo escasso o plantio de árvores e com isso o clima está sendo influenciado. Estamos vivenciando várias tragédias devido ao clima que não se encontra normal. influenciando no cotidiano assim como na nossa alimentação e saúde. Com a horta os alunos poderão aprender a cultivar o seu próprio alimento, dar maior valor ao que se planta e ao que se colhe, podendo também criar um projeto culinário escolar para o aproveitamento de toda a parte do alimento reaproveitável.
Todos os envolvidos nesta pesquisa, torcem para que o projeto fique cada vez melhor e que criem outros projetos interessantes para a aprendizagem sócio-econômico e sócio-cultural.
PROJETO CORAL
As alunas Amanda, Anna Júlia, Gabriela e Eduarda da turma 56 realizaram uma entrevista com o professor Ramon Pereira da Silva regente do Coral e com uma aluna que participa do projeto.
Na entrevista verificamos que objetivo do Coral é ter uma atividade no contra turno escolar para aquelas crianças e adolescentes que se interessam pela música como arte.
O Coral vem sendo desenvolvido à 3anos.
O motivo inicial em 2012 foi, como o professor trabalha em outros Corais da cidade, ele foi convidado para esse projeto na antiga escola Gentil Mathias, e deu certo. Então foi decidido continuar com o projeto na nossa escola e ele continuou firme e forte.
O total de alunos que participam são 60.
Os ensaios do Coral acontecem todas as quintas no período matutino e vespertino.
Segundo o professor, já tiveram alguns resultados positivos. A qualidade vocal melhora muito ao longo dos anos, e isso é muito bom.
A aluna Lie Valentina da turma 72 que participa do Coral colocou que: "Acha legal essa coisa de cantar em grupo e as músicas são muito legais também".
PROJETO SKATE
Os alunos Marcelo, Cauã e Kauan da turma 56 realizaram uma entrevista com o professor PJ do projeto Skate e com alguns alunos que participam do projeto.
O objetivo do projeto é ensinar a cultura do Skate.
Vem sendo desenvolvido na escola à um ano.
O total de alunos que participam são 40, e acontece nas quintas no período matutino e vespertino.
Para continuar participando os alunos devem ter notas boas.
Para melhorar ainda mais o projeto precisaria ter rampa, equipamento e se sentir seguro nos obstáculos.
Segundo os alunos Wanderlei da turma 62, João Victor da turma 53 e o Arthur da turma 52: " O projeto é legal, ensina manobras e andar de Skate".
Projeto realizado pela Profª. Neusa Aparecida de Andrade Hillesheim, juntamente com as professoras da Sala informatizada Giselle e Gislaine
Nenhum comentário:
Postar um comentário