sábado, 6 de maio de 2017

05/05/2017 - Educação
Escolas da rede utilizam basquete como método de ensino e lazer
Brigadeiro Eduardo Gomes e Herondina Medeiros Zeferino têm parceria com a Federação Catarinense de Basketball

foto/divulgação: SME

Time das meninas que foi vice-campeão do JESF da Escola Herondina
O basquete é um esporte amado em todo o mundo. Criado em 1891 nos Estados Unidos, o esporte traz diversos benefícios, como promover a saúde cardiovascular, construir força óssea e muscular, estimular o sistema imunológico e queimar calorias.

Mas, além dos benefícios físicos, o basquete desenvolve a disciplina e a concentração, incentivando o praticante a ser competitivo e justo. O esporte também mantém a mente focada e alerta. Estes são alguns dos motivos pelos quais duas escolas municipais de Florianópolis decidiram utilizar este esporte como método de ensino, assim como para aumentar o número de praticantes.

A Escola
Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche, e a Escola Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses, desenvolveram, em parceria com a Federação Catarinense de Basketball, núcleos estudantis de basquete. Este é o primeiro ano que a unidade do Campeche participa do projeto, que conta com 85 alunos em suas turmas. Já a escola dos Ingleses possui a parceria com a FCB desde 2016 e atualmente conta com 63 alunos nos treinamentos.

O primeiro ano de parceria da escola Brigadeiro

Na Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche, as aulas são ministradas pelo professor Gilson Dias Pereira, que conseguiu a parceria com a Federação. “Percebi que no Sul da Ilha não tínhamos nenhuma escola com esse projeto, então consegui com que a nossa fizesse parte”, conta.

No projeto, a escola cede o ginásio, a infraestrutura e um auxílio monetário ao professor, enquanto que a FCB repassa o material esportivo e os uniformes, como as tabelas, bolas e coletes.

Gratuitamente, a garotada tem aulas em dois horários na segunda-feira e mais dois na sexta-feira. Na segunda, o primeiro horário é das 17h20 às 18h30 e o segundo, das 18h30 às 19h30. Já na sexta, o primeiro treino começa das 17h20 às 19h e o segundo, das 19h às 20h30.

No primeiro horário, jogam 47 alunos de 9 a 11 anos. No segundo horário, 38 alunos de 12 a 14 anos. Os treinamentos são mistos, com meninos e meninas jogando juntos.

Escola Herondina também possui Núcleo Estudantil

Desde 2014, Silvio Sergio Mathias, atleta aposentado, vem ensinando basquete a criançada da Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, em um projeto anteriormente chamado Bola ao Cesto. Quando a Federação começou com o projeto nas escolas, em 2016, ele logo inscreveu a Herondina.

A unidade, além da infraestrutura, também oferece alimentação para as crianças, já que elas fazem turno integral quando participam dos treinos.

As aulas acontecem toda terça e quinta em dois horários, das 17h15 às 19h30 e das 19h30 às 20h30. Na turma de 9 a 12 anos, 36 meninos e meninas treinam juntos, enquanto que a turma de 13 a 16 anos possui 27 alunos.

As meninas da escola formaram o time que foi vice-campeão dos Jogos Escolares de Florianópolis (JESF) em 2016. Júlia Sena Amaral da Silva tem 14 anos, está no 9º ano e participou do time no ano passado. Ela conta que a vitória ocorreu graças ao treino e a dedicação das alunas e do professor Silvio. O time masculino da escola também participou do JESF e ficou em terceiro lugar.

Futsal também faz parte do lazer na escola Brigadeiro

O basquete não é o único esporte que tem sido praticado na escola Brigadeiro Eduardo Gomes. A unidade também disponibiliza aulas de futsal. Elas são ministradas pelo professor Cesar Garcez, que atua na rede municipal de ensino desde 1987.

Há aulas na terça-feira e na quinta-feira. Na terça, o horário é das 19h30 às 20h30 para 20 meninos com idades de 14 e 15 anos. Já na quinta, há dois horários. Das 18h às 19h, entram na quadra 12 meninos com idade entre 11 e 13 anos. Na sequência, das 19h às 20h, 30 meninas, de 11 a 15 anos, treinam.

A unidade teve a primeira equipe feminina de escola municipal a representar Florianópolis nos jogos escolares estaduais. Em 2015, as garotas foram campeãs dos jogos escolares municipais e no ano passado, vice.

Cesar Garcez trabalha na Brigadeiro Eduardo Gomes desde 1996. Também atuou na Escola Básica Municipal Batista Pereira, no Alto Ribeirão, onde desenvolveu o projeto de futsal de 2012 a 2015.

Fonte: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/?pagina=notpagina&menu=&noti=18421