sábado, 8 de julho de 2017

Personagens da Escola Herondina Felipe de Oliveira

Felipe de Oliveira, 16 anos,  atualmente estudante de química do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, concluiu o Ensino Fundamental na Escola Herondina, onde estudou desde o 6º ano.
Como estudante da Herondina, Felipe obteve várias conquistas:
-  medalhas de ouro na OBA (2014 e 2015);
-  menção honrosa na OBMEP ( 2014 e 2015);
Em 2017 retornou a Escola Herondina como bolsista de um projeto do IFSC em parceria com a escola.

A presença de Felipe na Herondina traz um ex-estudante, que pode contribuir na vida escolar dos atuais estudantes da escola.

1.  Você, no ensino fundamental,
foi um estudante que sempre teve bom desempenho. Você estudava em casa?  Se preparava para as avaliações escolares?
Sim, eu estudava em casa, geralmente um dia antes da prova. Nunca fui de estudar a matéria antes, sempre estudava apenas para a prova.
2. O que foi preponderante para você ter um bom desempenho escolar?
Creio que o fato de eu prestar atenção na aula, nunca fui de conversar ou algo do tipo enquanto o professor   explicava a matéria, por esse motivo que eu não precisava estudar em casa depois da aula e só fazia uma revisão do conteúdo antes da prova.
3 – Sendo um adolescente,  você avalia que é possível conciliar estudos, diversão e uma outra série de interesses que vocês têm nessa etapa da vida?
Sim, certos professores do IFSC fazem diversas descontrações e brincadeiras nas suas aulas com o objetivo de torná-las mais leves e dá muito certo.
4 – Você retornou neste ano de 2017 a Escola Herondina como bolsista do projeto Engenharia e Tecnologia, coordenado pelo professor de Eletrônica do IFSC, Fernando Pacheco. Como foi retornar a seu antigo espaço  escolar em outro papel?
Foi uma experiência muito bacana, pois voltar a escola com esse papel era algo que eu já imaginava acontecendo daqui alguns anos quando me formar em matemática ou em química.
5 - Você considera que as atividades e projetos, que você participou na Escola Herondina, contribuíram  nas tuas decisões de seguir os estudos na escola técnica?
Acredito que sim, pois o preparatório pro IFSC, projeto ministrado pela professora Roberta e pelo professor Ednei naquela época, fizeram com que o meu interesse em ingressar no IFSC aumentasse ainda mais e as aulas no laboratório de ciências do 9º ano fizeram com que eu escolhesse química.
6- Qual dica você pode dar para os estudantes que estão no 8º e 9º ano? Você recomenda o estudo numa escola  técnica?
Não se desesperem pois a prova do IFSC não é tão difícil quanto parece, prestem bastante atenção na aula e estudem bastante sim, mas não se esqueçam de se divertir de vez em quando. Recomendo fortemente que vocês estudem no IFSC, pois é uma escola incrível que pode trazer grandes oportunidades para os alunos e pensem bem antes de escolherem o curso de vocês, escolham algo que realmente gostem, porque caso contrário as consequências são trágicas. Sobre outras escolas técnicas não sei opinar, mas o IFSC realmente é uma ótima opção!