segunda-feira, 2 de julho de 2018

Mostra de Cinema Infantil 2018

A Escola Herondina recebeu pela segunda vez nessa segunda-feira (02 de junho) uma seção especial da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, agora em sua 17ª edição. Participaram das seções estudantes de 1º ao 9º ano, divididos por faixas etárias.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Florianópolis e várias outras instituições públicas e privadas e tem por objetivo ampliar o acesso a produções cinematográficas não comerciais voltadas ao público infanto-juvenil.

A Mostra
Criada para responder à falta de atrações culturais para as crianças na capital catarinense se transformou num importante movimento pelo cinema voltado para a primeira
infância no país. Criada há 17 anos, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis expandiu as sessões de filmes para algumas unidades de ensino da capital a partir de 2017. Sua a atuação junto à Rede Nacional Primeira Infância, contribuiu para consolidar a Mostra como importante ator de diálogo com o poder público sobre o cinema brasileiro para crianças e jovens.
A iniciativa surgiu em 2002, quando a diretora geral da Mostra , Luiza Lins, se deu conta de que não havia em Florianópolis opções de acesso para crianças a produções cinematográficas que fossem além das criações norte-americanas. A constatação, na verdade, se estendia a todo o país: os investimentos no cinema não-comercial para a primeira infância eram praticamente nulos, especialmente no que diz respeito a filmes nacionais.
Adaptado de: Primeira Infância.