quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Novos Projetos: Escola Mídia e Escola IoT

A sala informatizada da nossa escola agora conta com dois novos projetos: Escola Mídia e Escola IoT

As propostas vinculam-se ao Projeto Jornada escolar em Tempo Integral (2018), promovido pela Diretoria de Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação (SME/PMF) de Florianópolis. Os dois projetos, embora distintos, se complementam e trazem no escopo de suas propostas as diretrizes dos eixos da Mídia Educação e Educomunicação.
No projeto Escola Mídia, compartilhamos com os estudantes um espaço comum de formação crítica e criativa para/com/sobre as mídias, envolvendo as linguagens de jornal, rádio, TV e suas convergências de conteúdos na internet. Dentre os objetivos, destacamos o de propiciar aos estudantes momentos de reflexão sobre a própria realidade através da leitura, interpretação de texto, pesquisa e produção textual, criando e atuando em diferentes formatos de mídia (site, redes sociais, jornal escolar, rádio-escola, vídeo- documentário), relacionando-os à cultura e ao
currículo, à segurança nas redes e ao direito à comunicação.
No projeto Escola IoT os estudantes são instigados a compreender que a programação, codificação e busca por soluções através da robótica são também conteúdos que precisam ser aprendidos e divulgados na escola. Destacamos o objetivo de conscientizar os estudantes de que eles próprios são fazedores e autores capazes de transformar e trazer inovação para a sua comunidade com o uso dos recursos eletrônicos da era digital. Para isso, vamos nos apropriar das funcionalidades das placas BBC Microbit e Arduíno,  também com as peças Atto Educacional.
O desenho metodológico desses projetos inspira-se em algumas propostas de metodologias ativas, como  Flipped Lessons/Classroom e  EAS (Episodio di Apprendimento Situato - RIVOLTELLA, 2013). Cada conteúdo programático estará disponível em um plataforma dinâmica e interativa (Google Classroom e/ou Edmodo) e é acessado a cada encontro através de Chromebooks.
A nossa busca se dá por um método que nos auxilie não apenas na melhor forma de abordar os conteúdos, mas de instigar, trazer propostas para que os estudantes possam, sobretudo, elaborar as melhores perguntas. Com isso, nossa proposta é de não nos restringirmos apenas aos encontros presenciais, tão importantes, mas também das redes e das suas inúmeras possibilidades de aprendizagens colaborativas (comunidades virtuais, tutoriais, escola hacker).
Em breve divulgaremos um pouco mais de nossas invenções!

Um forte abraço!
Professores Iracema Munarim e Samuel Santana.

Conhecendo o kit BBC Microbit

Escola Mídia
 Entrevista sobre o Planetário Móvel
 Encontro do grupo: reflexões e elaboração da pauta do dia