segunda-feira, 27 de maio de 2019

II Mostra de Teatro de Sombras

Nesse mês de maio ocorreu a II Mostra de Teatro de Sombras. As atividades são resultado do trabalho realizado nas turmas de 5º ano nas aulas de Teatro com o professor Éder Sumariva Rodrigues.
Antes das apresentações os estudantes participaram com muita dedicação na montagem das peças. E na hora de apresentar todos estavam atentos e curiosos com as mensagens que cada grupo trouxe para a mostra. Alunos das turmas de 2º ano, que também possuem aulas de teatro na grade curricular, participaram assistindo as apresentações.
O Teatro de Sombras é uma arte milenar do oriente e conseguiu encantar encenadores do mundo inteiro.  É uma linguagem que integra o campo do teatro de animação, em que estão inseridos as marionetes, bonecos, objetos e máscaras. Essa linguagem possui uma técnica relativamente simples: através de uma tela translúcida um foco de luz se acende, sombras de silhuetas de figuras humanas, animais ou objetos, recortadas em papel, são projetadas nos remetendo a um mundo particular, poético e mágico de histórias do faz de conta. A partir desta concepção foi oportunizado aos estudantes do s quinto s ano s, neste primeiro trimestre, conhecer esta linguagem teatral pouco conhecida, difundida e trabalhada no âmbito escolar. Os espetáculos criados pelos estudantes compreenderam um intenso processo de criação teatral em grupo, desde a construção da dramaturgia (texto teatral), passando pela confecção das silhuetas, ensaios até a apresentação final. Por fim, é válido pontuar que o ensino - aprendizagem desse projeto se concretizou na prática, a qual os educandos puderam experienciar o Teatro de Sombras em sua forma mais profunda.