terça-feira, 21 de maio de 2019

Participação na OBA 2019

No último dia 17 de maio a Escola Herondina participou da 22ª Olimpíada brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA 2019. A participação na competição nacional ocorre desde 2014 na escola e integra as ações voltadas para a inclusão do ensino da Astronomia no ensino regular e nas atividades extracurriculares da escola.
Atualmente o ensino de Astronomia está inserido no currículo escolar desde o 1º ano até as séries finais do ensino fundamental. A escola também desenvolve um projeto em contraturno escolar. O objetivo é ampliar o currículo escolar e qualificar a formação dos nossos estudantes. Já que a Astronomia é uma importante ciência, que se articula de forma interdisciplinar com várias disciplinas do currículo escolar como a matemática, história, geografia e ciências.
Nossa experiência demonstra que o ensino de Astronomia na escola atrai cada vez mais a atenção e curiosidade dos nossos estudantes para os estudos.
Em 2019, realizaram a prova da OBA os estudantes de 2º ao 9º ano do ensino fundamental. Foi a maior adesão que a escola já teve. Ao longo de 1º trimestre os estudantes estudaram diversos conteúdos sobre a ciência astronômica. Participaram de aulas práticas e experiências nos laboratórios da escola. E a prova foi um momento especial, de concentração e checagem dos conhecimentos apropriados. As atividades foram coordenadas pela professora Roberta Zimmer de Cerqueira César e contou com o apoio do professor do Planetário da UFSC Adolfo Stotz Neto, das professoras pedagogas dos anos iniciais e da professora de Geografia Tânia Márcia Machri Ferreira.
Certamente muitas medalhas serão conquistadas pelos nossos estudantes. Mas os aprendizados, os momentos de estudo, dedicação e concentração dos alunos são o maior prêmio que a escola já recebeu.
Parabéns a todos os envolvidos.