quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Herondina no Technovation Girls 2021

Em 2021 a temporada do Technovation Girls Florianópolis foi realizada de forma remota com encontros síncronos com todas as pessoas envolvidas na temporada aos sábados entre os meses de fevereiro a abril. Durante a semana os times se organizam a partir de planejamentos estruturados pelas mentoras com apoio das embaixadoras do Technovation Floripa.

Com App Help to Learn, que tem o objetivo de aprender e ensinar no contexto da pandemia, as estudantes Ritheli Becheli, Emanueli Cavalheiro, Nathalie Carolinie dos Santos da Escola Herondina e  Valentina Viapiana Frutoso da Escola Virgílio Várzea venceram na categoria Junior no pitch do Technovation Florianópolis. As estudantes ganharam na categoria Junior  bolsa de estudos numa escola de Tecnologias e estão cursando criação de web.
O app Help to Learn está disponível na playstore.
Os jurados que tiveram a difícil missão de avaliar os projetos foram o fundador e diretor executivo Leonardo Zambaldi da Escola I do CODE, Mariana Scaff formada em Sistemas de informação pela UFSC, atua na Utility em Nova York e Ana Elisa Sagaz designer de experiência do usuário.
Outros times de estudantes da  Escola Herondina desenvolveram aplicativos nesta temporada: App DAA Floripa, que aborda problemas ambientais na Lagoa da Conceição foi desenvolvido pela estudante Micaela Preruatti Magnom Kuhn, outras estudantes da rede municipal de Florianópolis e outra estudante do Colégio de Aplicação.
App HelpNature, desenvolvido pelas estudantes da Herondina Stephany Fernandes Morgenstern e Rafaela Pavão, abordando assim como o app DAA Floripa e o App Reciclaki criado pela Nathaly Dordet Goulart, Bianca Ferrandis Leal, Raissa Machado Martins e Carolina Chassot Corrêa soluções para problemas ambientais.
Na categoria Senior a estudante do 9º ano Bruna Hugo Cardozo criou com outras estudantes do Ensino Médio o game Our Legacy voltado para identificação de preconceitos. O aplicativo Our Legacy também está disponível na playstore, e a estudante Zoe Martinez Avena também do 9º ano com outras estudantes da rede municipal de ensino criaram o app Help woman, voltado para a ODS igualdade de gênero, contribuindo para acabar com a violência contra mulheres.
Além das estudantes Bruna e Zoe, outras estudantes, que já estudaram na Escola Herondina, participaram na categoria Sênior.
A Escola Herondina continua se destacando na participação e nos projetos do Technovation Girls Floripa desde 2016.
Além disso houve sorteio de um notebook para cada categoria e duas das meninas da Herondina foram sorteadas.
Computadores foram doados por parceiros e apoiadores do technovation e doados as meninas, que não tinham computadores e que se dedicaram ao projeto. O objetivo era contribuir na participação no technovation e também ajudar no estudo das meninas, que estavam no ensino remoto ou hibrido devido a pandemia.