sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Saída de estudos ao Rio Capivari - 6º ano

À medida que ocorre o crescimento populacional sem planejamento surgem os problemas ambientais, que acarretam em prejuízos para o ecossistema e consequentemente para a sociedade. Os rios urbanos estão expostos a estes impactos, proveniente dos despejos de esgotos doméstico e industrial e lançamento de resíduos sólidos. A entrada de nutrientes nos corpos hídricos através de efluentes, exprime uma problemática para qualidade ambiental, considerado como principal responsável pela eutrofização. Este processo promove o aumento de algas e macrófitas, redução da transparência da água; restrições de atividades recreativas e da qualidade de habitats dos seres vivos. Diante do eixo temático Impactos Ambientais estudado na disciplina de Ciências com a professora Ana Maria Vasconcelos de Freitas, preocupados com essa questão, os estudantes do sexto ano da Escola Herondina realizaram saídas de estudos diferentes pontos do Rio Capivari. Algumas turmas visitaram um trecho inicial do rio, na Servidão Três Marias. Outras a foz, o trecho final. Em ambas puderam observar e qualificar a paisagem do entorno do rio, por intermédio de um Protocolo de Avaliação Rápida. Além de permitir a comparação entre os diferentes pontos do rio. A partir dos descritores contidos nesse protocolo, foi possível avaliar o grau de perturbação antrópica em diferentes pontos do rio Capivari, na qualidade da água e pensar em possíveis ações para a prevenção e resolução dos impactos observados. Após a realização do Protocolo, os alunos realizaram uma ação de coleta de resíduos sólidos ao redor do rio e registraram os tipos e quantidades de resíduos coletados para análise e discussão em sala de aula. Mais fotos a seguir: