segunda-feira, 3 de abril de 2023

Projeto Identidade: eu e os outros - relato de atividades (1º ano)

A professora Marilene, das turmas 13 e 16 (1º ano), desenvolveu com os seus estudantes o projeto intitulado "Identidade: eu e os outros".
Segue relato da própria professora sobre as atividades do projeto trabalhadas em sala de aula:
"São DIREITOS das crianças: brincar, conviver, explorar, expressar, conhecer-se e participar. Segundo Anita Lilian Zuppo,  torna-se primordial que a escola valorize o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes, como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar dos alunos na educação básica. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) exprime que 'Conhecer a si mesmo e ao outro são processos interligados e nessa relação são potencializados recursos afetivos, cognitivos e sociais, necessários ao desenvolvimento pleno e integral de cada um'.
Nessa perspectiva, com o 'Projeto Identidade: eu e os outros', as professoras das classes dos 1ºs anos do Ensino Fundamental, de forma lúdica e interdisciplinar, vêm construindo com os estudantes a relação deles com o meio social em que estão inseridos – reconhecimento da família e de seu papel (primeiro grupo social), conhecimento e origem do próprio nome e sobrenome, características físicas, dentre outros. A BNCC também expressa, no campo das experiências (o eu, o outro e o nós), que  as crianças 'podem ampliar o modo de se perceberem e o outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos'".