terça-feira, 11 de novembro de 2014

Olimpíada de Astronomia

Olimpíada de Astronomia dá medalhas
Nove alunos da EBM Herondina Medeiros Zeferino foram premiados
Conhecimentos sobre movimentos da terra, sistema solar, constelações, satélites, cometas e asteroides renderam a alunos da rede municipal de ensino medalhas na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. Quatorze estudantes da Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, bairro Ingleses, participaram, sendo que nove foram premiados.

Maicon Pavi Vieira (8º ano), Felipe de Oliveira (8º ano) e Rafaela Goulart (7º ano) ganharam medalhas de ouro. Marssalo Frigotto Lovatel (8º ano), Lorena Cristina de Jesus (7º ano), Raiani Ferrari Santos (7º ano)  e Carolina Macedo Santos (8º ano) foram medalhistas de prata. Já Gabriela Zimmer de Cerqueira Cezar (8º ano) e Luisa Magalhães Lamaison (7º ano) receberam medalhas de bronze. Todos participaram do nível 3 da Olimpíada.

Os alunos participaram de um curso preparatório para a prova. Adolfo Stotz Neto, do Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrou aulas semanais para os estudantes na escola.

Medalhistas de ouro

Para a professora Tânia Marcia Marchi Ferreira, os estudantes já apresentavam curiosidade sobre o assunto e a Olimpíada serviu como um estímulo para eles se aprofundarem no tema. A educadora se surpreendeu com o interesse e a performance dos alunos na prova. “Fiquei surpresa com o comprometimento e empenho de todos. O resultado foi muito gratificante e foi reflexo do esforço deles.”, diz Tânia.

Maicon Pavi Vieira, do 8º ano, sempre mostrou interesse por astronomia e decidiu se inscrever na Olimpíada após o convite de sua professora de geografia, Tânia. Com 14 anos, o estudante obteve nota dez na prova. “Sempre gostei de pesquisar sobre o assunto e, quando fiquei sabendo da Olimpíada, decidi participar.”, afirma Maicon.

Rafaela Goulart estuda no 7º ano e ganhou medalha de ouro na Olimpíada. A aluna de 13 anos nunca havia tido contato com a astronomia antes, mas participou do curso preparatório e se encantou pelo tema. “Não conhecia muito o assunto, mas com a Olimpíada me interessei e pretendo continuar pesquisando sobre."

A prova

As provas são divididas em quatro níveis. O primeiro é destinado aos pequenos dos primeiros, segundos e terceiros anos do ensino fundamental. A segunda, aos estudantes dos terceiros e quartos anos. A terceira engloba alunos do sexto ao nono ano e a quarta é correspondente ao ensino médio.

Os participantes que tiram notas superiores a 8.81 ganham medalha de ouro. Pontuações entre 8.13 e 8.80, rendem medalhas de prata. Já as de bronze foram entregues aos estudantes que marcaram 7.65 a 8.12 na prova de dez questões. Os assuntos abordados variaram de acordo com o nível e vão de pontos cardeais, atmosfera e sistema solar até leis de Kepler, ondas e campos magnéticos da terra.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica entre os alunos.

Fonte: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/?pagina=notpagina&menu=&noti=12868