quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Relógio de Sol

Nossos alunos do Projeto Com -Vida participaram de mais uma atividade relacionada com Astronomia, junto com a equipe da UFSC "Astronomia e Física vão à Escola e a Comunidade" iniciaram a construção de nosso observatório astronômico, o relógio de sol

No dia 23 de setembro monitores do projeto da UFSC junto com alunos do projeto Com -Vida e com a Professora Roberta Cézar  fizeram a marcação da sombra do gnomo das 8:30 às 16 horas com intervalos variando de quinze a trinta minutos com objetivo de marcar o Equinócio de primavera, foi uma atividade interesante e bastante intensa.
Nos dias subsequentes o projeto Com - Vida fez a jardinagem e decoração de nosso Relógio de Sol que está localizado em nossa horta escolar. No dia  07/ 11 junto com o professor Ricardo um dos responsáveis pelo projeto, fizemos os cálculos e a marcação do Norte Geográfico e do Norte Magnético em nosso observatório, atividade que levou nossos alunos a raciocinar o porque da diferença entre estes dois pontos.
Agora é só esperarmos o dia 19  de Dezembro  data que o projeto Com - Vida marcou com o profº Ricardo para marcamos o Solstício de Verão.