quinta-feira, 18 de junho de 2015

Estudando o Relevo

Os estudantes das turmas de 4º ano participaram na última terça-feira (16/06/2015) de uma aula no Laboratório de Geografia da escola sobre o relevo. Os alunos tiveram a oportunidade de entender como é formado o relevo e como ele se transforma pela ação do vento, do sol e da chuva. Foi abordado ainda a influencia das placas tectônicas sobre a formação do relevo.
Foram realizados experiências em que os estudantes puderam constatar como a chuva modifica o relevo. Em um pote plástico eles precisavam modelar com areia um relevo jovem, como um montanha que possui o topo pontudo. Com um regador, se representava a chuva alterando o formato da montanha. No final da aula, os estudantes precisavam modelar com argila as diferentes formas de relevo estudadas dentro de uma bacia plástica: morro, montanha, cordilheira, planície, planalto e depressão.
Participaram das aulas as professoras Ednéia, Nádia e Kelly do 4º ano, a professora Roberta do Lab. de Ciências e o professor Willian de Geografia.