segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Personagens da Escola Herondina - Ramon (Regente do Coral Vozes do Arvoredo)

Ramon Pereira da Silva é regente do Coral Vozes do Arvoredo desde 2012 na EBM Gentil Mathias da Silva.
Nascido em Gravatal - SC, Ramon, assim como as crianças que fazem parte do coral, começou a cantar num coral infantil e com o passar o tempo o interesse por música foi aumentando, até que ele passou a estudar diversos instrumentos musicais.
O Coral Vozes do Arvoredo conta com estudantes de diversas idades, que participaram de uma seleção para fazer parte do coral
 Com frequência, o coral é convidado à participar de apresentações em diversos localidades e eventos em Santa Catarina.
Conheça um pouco mais do regente de coral, que está colaborando no desenvolvimento dos estudantes, da Escola Herondina, que tem aptidões para o canto.

“A música é capaz de reproduzir, em sua forma real, a dor que dilacera a alma e o sorriso que inebria." Bethovem

1 - Como surgiu a ideia
de formar um coral com os estudantes da escola? O que te motivou?
Bom, a ideia de fazer um coral já vem desde o nosso curso de formação de Guardas Municipais, conversando entre os colegas vimos que existia algumas pessoas que também trabalhavam com música, isso foi em 2004, porém nunca se concretizou, então em 2011, a nossa sub Diretora na época era Maryanne Mattos começou a ver da possibilidade de criar um coral com recursos do governo federal, através do SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública). Em 2012 demos início ao projeto na EBM Gentil Mathias da Silva.  No começo não tínhamos muitas pretensões, mas o projeto foi dando certo e quando a comunidade escolar se mudou para a EBM Profª Herondina Medeiros Zeferino levamos o projeto junto, contando com o total apoio da Diretora Jussara na época. Foi isso que me motivou a continuar o projeto, pelo apoio demonstrado pela diretora e pela aceitação das crianças. Em 2012 tínhamos cerca de 33 componentes e logo no próximo ano na nova escola já começamos com mais de 60 cantores.

2 - Como ocorre a seleção dos estudantes que participam do coral? E o repertório, como é escolhido?
Para se cantar em conjunto, buscamos unificar as vozes, fazer com que elas fiquem as mais parecidas possível, então para isso é feito um teste rápido e os alunos são avaliados quanto a afinação, o ritmo e a percepção musical. Isso faz com que o trabalho logo apresente bons resultados, o nosso objetivo é realizar apresentações na Escola e também em eventos fora dela, por isso precisamos de um trabalho dinâmico, diferentemente da musicalização que é feita em sala de aula quando há a disciplina de música, pois precisamos dispor de um repertório entre 8 e 12 músicas prontas para serem apresentadas. Essas músicas são escolhidas de acordo com o desenvolvimento do grupo, sempre trazendo algo que as crianças se identifiquem em cantar, mas também temos que manter em nosso repertório músicas do folclore regional e principalmente o Hino de nossa cidade, o Rancho de amor à ilha.

3 - Há quanto tempo você trabalha com música? Conte-nos um pouco da sua história.
Minha vida musical começou quando eu ainda era criança, assim como as do Coral Vozes do Arvoredo, eu também comecei cantando em um coro infantil que tinha o nome de Pequenos Rouxinóis, e quem coordenava e regia o grupo era minha avó materna que já não se encontra mais entre nós. Isso era na minha cidade natal, Gravatal, em 1990 viemos morar na capital, tivemos que deixar de cantar naquele coro, mas em 1992 entrei na aula de teclado e comecei a estudar música mais profundamente e logo comecei a tocar em missas na minha comunidade, em 1997 comecei a tocar em bandas e assim continuei até ingressar na Guarda Municipal em 2004. Depois que entrei pra corporação deixei a música um pouco de lado, pois comecei a estudar também, mas em 2008 comecei a trabalhar com corais como músico acompanhante, convidado pelo Maestro Robson Medeiros Vicente, com quem trabalho atualmente. Essa parceria deu muito certo e contribuiu muito para que eu conseguisse montar o coral Vozes do Arvoredo que já tem 3 anos de caminhada com grandes apresentações em nossa cidade.

4 - Na sua opinião de que forma as aulas de música e canto podem contribuir na formação dos estudantes?
A finalidade de fazer um coral infanto canto coral, e através disso estimular o pensamento reflexivo, a liberdade de escolha e o livre posicionamento, rompendo com padrões culturais e sociais de crianças e jovens. A música desperta a liderança e a comunicação, estimula a respiração, a expressão verbal correta, apresentação e comportamento em público e tem contato com os mais diversos estilos e gêneros musicais. O desenvolvimento das crianças é a base para uma sociedade melhor, cultivando a educação, o talento, o amor e o afastamento das drogas.

5 - Como você imagina o futuro dos estudantes que hoje participam do coral?
Sempre espero o melhor deles, posso afirmar que temos cantores que se quiserem poderão seguir na carreira musical quando adultos, com um talento incrível. Mas no geral eu espero que a música possa ajudar expressivamente na vida desses jovens, e que jamais percam esse gosto pela música, aonde quer que estejam.