quinta-feira, 14 de julho de 2022

Aulas de Português para estudantes estrangeiros

Os estudantes estrangeiros contam em 2022 com uma importante e inédita iniciativa na Escola Herondina: aulas de português para estrangeiros. O objetivo é facilitar e acelerar a inclusão e adaptação dos estudantes que nasceram em outros países a dinâmica das aulas na nossa comunidade escolar. As aulas integram o Projeto Jornada em Tempo Integral da Escola Herondina e da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. As aulas ocorrem as terças com a professora Tatiana Rocha de Souza para estudantes de origem de países de língua inglesa ou que falam inglês. Já os estudantes que vieram de países que falam o espanhol as aulas são nas segundas e sextas com o professor Romário Fernandes Conrad.

Atualmente a Escola Herondina conta com 43 estudantes de origem estrangeira vindos da Argentina, Cuba, Uruguai, Chile, Colombia, Vezezuela, Equador, Rússia, Japão, Portugal e Itália.

Além das aulas de português para estrangeiros a escola possui um grupo no Whatsapp exclusivo para pais, mães, estudantes e familiares estrangeiros. Onde são publicados comunicados traduzidos e os membros podem trocar informações e tirar dúvidas. Especialmente quando não entendem um comunicado ou orientação encaminhada pela escola. Além disso, a Escola Herondina participa de um projeto de extensão com o Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) coordenado pelas professoras Camila Teixeira Saldanha e Cristiane Conceição Silva  do Departamento de Letras e Literaturas Estrangeiras da UFSC – Espanhol voltadas a tradução de comunicados e informações.

No site da escola é mantido também um página com informações destinados aos estudantes e familiares estrangeiros:

Mais fotos a seguir: