quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Debate sobre a transição do 5º para o 6º ano

No último dia 4 de agosto a equipe da Escola Herondina que atua diretamente no 5° ano organizou um debate sobre a transição dos estudantes do 5° para o 6º ano. Período em que ocorrem muitas mudanças no cotidiano escolar dos estudantes. Sobretudo o fim de um ciclo, em que a presença de um/uma professor/a regente fixa na turma vários dias da semana, dá lugar a um rodízio diário de entrada e saída de professores nas turmas de 6º ano. Essa transição gera alterações na rotina dos estudantes, e muitos apresentam dificuldades de adaptação. Há um aumento na agitação e dispersão de uma parte dos estudantes.

Pensando nisso nossa escola já previa desde 2019 em seu plano de metas a realização desse debate de forma a refletir e conhecer experiências sobre essa transição ocorridas em outras escolas. E ao mesmo tempo resgatar práticas já desenvolvidas na Herondina em anos anteriores a pandemia.  Participaram do encontro a diretora Edilene da Silva Monteiro e pela equipe da supervisão escolar Jennifer Aline dos Santos, Renata Karina Biancini Müller e Daiana Michele Pedroso Moreira. Além dos professores Carlos Francisco Chaves, Marlise Folasco, Cândida Augusta Bartalo Marcos Kuentzer, Renata Beloni de Arruda, Alessandra Aparecida Iacon dos Santos Holits Maria Cristina Bianchini e Emeline Camila Ceolim Grotto.

Nesse dia recebemos a professora e vice-diretora do Colégio de Aplicação da UFSC Marina Guazzelli Soligo e a orientadora educacional dessa instituição Camila da Costa Andrade que realizaram um relato de experiência sobre como eles trabalham a transição dos estudantes do 5º para o 6º ano. Foi um momento rico de trocas de relatos e informações.

Por fim foi deliberado a retomada de um rodízio dos professores do 5º ano no último bimestre desse ano, de forma a preparar os estudantes para a nova rotina que irão conviver em 2023 quando já estarão em turmas de 6º ano. Além de uma visita da equipe da Herondina ao Colégio de Aplicação da UFSC em setembro para conhecer de perto o funcionamento de tais ações nessa instituição. Tais mudanças serão explicadas e informadas a pais, mães e famílias quando estiverem para ocorrer. De forma que a família possa orientar e ajudar também nesse processo.

Agradecemos a equipe do Colégio de Aplicação da UFSC e parabenizamos toda a equipe da Herondina pela iniciativa e organização.