terça-feira, 16 de agosto de 2022

Bola ao Cesto voando e com novidades em 2022

O Projeto Bola ao Cesto na Escola Herondina é uma atividade extracurricular de basquete desenvolvida há cerca de 10 anos na nossa instituição. Idealizada pelo professor e ex-atleta profissional de basquete Sílvio Sérgio Mathias, as atividades são realizadas atualmente nas terças e quintas das 17h30min até 22h no ginásio da nossa escola com o apoio do auxiliar Nathaniel Paulo da Silva e do estagiário de educação física Mateus Colombo. Em 2022, o projeto voltou a receber apoio institucional da Federação Catarinense de Basquete, tornando novamente a Herondina um núcleo estudantil/esportivo da FCB/Trimania.

E há muitas outras notícias boas vindas em 2022 para serem comemoradas. Com o apoio de pais, mães e familiares o projeto tem participado da Liga Metropolitana de Basketball da Grande Florianópolis com uma equipe sub12 no masculino, proporcionando experiências que enriquecem a formação dos nossos estudantes. Em agosto o projeto está formando uma nova equipe feminina também no sub12. Antes disso em maio, uma delegação do projeto participou das finais do Campeonato Brasileiro de Basketball em Blumenau/SC graças ao apoio e mobilização da comunidade e empresas da região dos Ingleses.

No início de agosto o Bola ao Cesto recebeu uma visita e ao mesmo tempo "despedida" especial. Nicolas Duarte iniciou no basquete no projeto em anos anteriores, ainda criança. Ele estudava no Colégio Universo, mas iniciou no projeto com o incentivo e apoio do professor Sílvio, já que não havia outro espaço ou projeto de incentivo a essa modalidade no norte da ilha. Posteriormente Nícolas integrou a equipe Adiee/Avaí e recentemente recebeu uma bolsa para estudar e jogar nos Estados Unidos na Piney Woods School, cidade de Jackson, estado de Mississippi.

Outro motivo de orgulho para o Projeto Bola ao Cesto e para a Escola Herondina, nosso ex-aluno Gustavo Santos Bernardes trouxe novas e boas novidades. Ele foi estimulado pelo professor Silvio a iniciar nas aulas de basquete ainda no tempo em que estudava na Herondina. Depois de identificado seu potencial no projeto, Gustavo jogou pela equipe ADIEE-FME- Avaí e nas categorias de base do São Paulo Futebol Clube. Em 2022 ele se mudou para Portugal para jogar fora do país.

Certamente, a iniciativa e dedicação do professor Sílvio, agora com o apoio do Nathaniel e do Mateus, já geraram exemplos positivos como esses e outros. Mas o importante é que semanalmente eles estão presentes na vida dessas crianças e adolescentes. Os apoiando e incentivando para que tenham uma formação plena. A maioria nunca chegará a se tornar atleta profissional. Mas as aulas de basquete na escola certamente serão uma marca que estará presente por toda a vida.

Obrigado aos professores e a todas as instituições, pais, mães e familiares que apoiam nossos/as estudantes. Vocês fazem a diferença.

Mais imagens a seguir:

Visita Nícolas Duarte:

Histórico Gustavo Santos Bernardes:

Atividades Bola ao Cesto 2022: