quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Projeto Sororidade

Uma iniciativa das estudantes dos oitavos e nonos anos de 2021, tem continuado com as meninas da nossa comunidade escolar em 2022. A Pobreza Menstrual é um problema que cada vez mais ganha notoriedade na discussão pública do nosso país, e não seria diferente nas escolas. Ela atinge todas as pessoas que menstruam.

Muitas de nossas estudantes não conseguem comprar itens de higiene como absorventes. Além de sofrerem com a falta de acesso à informações sobre menstruação no início da adolescência e a infraestrutura inadequada em alguns casos para o manejo da higiene menstrual.

Preocupadas com este tema, as estudantes e professoras da Herondina organizaram rodas de conversa junto com as meninas sobre o tema, desde os quintos até o nono ano. Que contaram com a participação das estudantes, professores e professoras, e eventualmente convidados. E com a distribuição de absorventes. Atualmente a Prefeitura de Florianópolis possui um programa de distribuição gratuito de absorventes nas escolas municipais. Permitindo a entrega mensal e/ou rotineira desse item para nossas estudantes.

As discussões também levaram as meninas a se preocuparem com outros itens de higiene que em muitas casas as vezes estão em falta. Sobretudo por causa de dificuldades financeiras. E por isso vem organizando a disponibilização de alguns deles nos banheiros femininos da escola. Tais como desodorante aerosol, acetona, algodão, lenço umedecido, creme hidratante e creme para cabelos cacheados.

A iniciativa das nossas estudantes é maravilhosa. Demonstra empatia e solidariedade. Agradecemos aos profissionais que tem acompanhado e oferecido as orientações necessárias. A equipe da escola estará sempre a disposição para apoiar essa equipe diferenciada de meninas. Parabéns.

Mais fotos a seguir: