quinta-feira, 14 de julho de 2022

Aulas de Português para estudantes estrangeiros

Os estudantes estrangeiros contam em 2022 com uma importante e inédita iniciativa na Escola Herondina: aulas de português para estrangeiros. O objetivo é facilitar e acelerar a inclusão e adaptação dos estudantes que nasceram em outros países a dinâmica das aulas na nossa comunidade escolar. As aulas integram o Projeto Jornada em Tempo Integral da Escola Herondina e da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. As aulas ocorrem as terças com a professora Tatiana Rocha de Souza para estudantes de origem de países de língua inglesa ou que falam inglês. Já os estudantes que vieram de países que falam o espanhol as aulas são nas segundas e sextas com o professor Romário Fernandes Conrad.

Atualmente a Escola Herondina conta com 43 estudantes de origem estrangeira vindos da Argentina, Cuba, Uruguai, Chile, Colombia, Vezezuela, Equador, Rússia, Japão, Portugal e Itália.

Além das aulas de português para estrangeiros a escola possui um grupo no Whatsapp exclusivo para pais, mães, estudantes e familiares estrangeiros. Onde são publicados comunicados traduzidos e os membros podem trocar informações e tirar dúvidas. Especialmente quando não entendem um comunicado ou orientação encaminhada pela escola. Além disso, a Escola Herondina participa de um projeto de extensão com o Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) coordenado pelas professoras Camila Teixeira Saldanha e Cristiane Conceição Silva  do Departamento de Letras e Literaturas Estrangeiras da UFSC – Espanhol voltadas a tradução de comunicados e informações. 

No site da escola é mantido também um página com informações destinados aos estudantes e familiares estrangeiros: 

http://www.escolaherondina.net/2021/09/blog-post_97.html

Mais fotos a seguir:

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Medalhistas OBA 2022

É com grande alegria que divulgamos a lista oficial dos estudantes medalhistas das Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA 2022. Realizaram a prova no mês de maio estudantes de 2º até o 9º ano. No total, 695 alunos participaram da competição nacional, que aborda conhecimentos das áreas de astronomia e astronáutica. Mas que englobam de forma interdisciplinar diversas outras ciências como geografia, filosofia, matemática, física, história entre outras. No total, os estudantes da Herondina conquistaram 33 medalhas, sendo 13 de ouro, 7 de prata e 13 de bronze.

Certamente os objetivos da Escola Herondina foram alcançados independentemente da nota e das medalhas obtidas: estimular que os estudante estudem mais, se preparem para provas, seleções e competições, despertar o interesse pela astronomia e pela ciência, ampliar visões de mundo, entre outros. Mesmo com os obstáculos impostos pela pandemia, permanece vivo na cultura escolar da nossa comunidade a importância da astronomia. Uma ciência que fascina e mobiliza nossos estudantes. Todos os participantes estavam interessados e a grande maioria se preparou para o dia da prova.

Nosso agradecimento a todos os profissionais que ajudaram de alguma forma na organização das atividades e na preparação dos estudantes. Em especial ao professor Adolfo Stotz Neto do Planetário da UFSC que novamente ministrou um curso em contraturno entre fevereiro e maio aos nossos estudantes dos anos finais. E a todos os pais, mães e familiares que estimularam e ajudaram os estudantes nos estudos em casa e na preparação para o dia da prova. A participação da família sempre faz toda a diferença.

Nosso parabéns aos estudantes listados a seguir e a seus familiares. Toda a comunidade escolar está orgulhosa e feliz por vocês.

Medalha de Ouro

terça-feira, 12 de julho de 2022

Equipe da Herondina nos torneios de Xadrez

Os estudantes que participaram nesse 1º semestre das aulas extracurriculares de Xadrez se destacaram em dois torneios regionais. As aulas de xadrez ocorriam nas quartas e quintas na Escola Herondina sob  coordenação dos professores Ricardo e Raquel. O projeto intitulado Mentes Brilhantes foi uma parceria da escola, via Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Argos com apoio do Ministério da Cidadania.

Na 2ª etapa do Circuíto de Xadrez de Florianópolis, realizado no Ginásio do SESC Prainha no Centro,  se destacaram os/as estudantes Isaac Oliveira (1º lugar), Vitória Rodrigues (1º lugar),  Yasmin Bondan Nicolodi (1º lugar), Emanoel Secco (2º lugar), Ruan Américo Borges (2º lugar), Arthur Buchele (2º lugar), Leonardo Rigodanzo (3º lugar) e Maria Flor Melo (3º lugar). A Escola Herondina foi a escola destaque do evento que contou com instituições de ensino da região metropolitana de Florianópolis.

Já no 3º Festival de Xadrez do Norte do Ilha, realizado no Colégio Universo nos Ingleses se destacaram os/as estudantes Valentina Parizani Coelho (2° lugar), Valentina Mendes (2°lugar), Ruan Américo (3° lugar), Pedro Delle (3° lugar) e Antonio Takeo (4° lugar).

Parabéns a todos os estudantes que participaram, e se desafiaram. Certamente foram momentos marcantes e que ficarão na memória de todos por muito tempo. 

No início de julho as atividades do projeto se encerraram na Escola Herondina justamente no momento de maior adesão e envolvimento de estudantes e familiares com o Xadrez. A equipe da escola tem buscado apoio para manter as atividades de Xadrez no segundo semestre.

Mais fotos a seguir:

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Feira das Ciências 2022

Nossa Feira das Ciências foi um sucesso. Parabéns a todos os professores, professoras, estudantes, pais, mães e familiares que colaboraram de alguma forma para que o evento atingisse seu principal objetivo: contagiar nossos estudantes para os estudos difundindo e valorizando a ciência. Foram 72 trabalhos. Centenas de estudantes empolgados e engajados. Foi um sábado especial, de retomada de grandes atividades presenciais na nossa escola após o início da pandemia. E o saldo certamente foi positivo.

Após cinco horas de apresentação e exposição a comissão avaliadora selecionou os oito trabalhos destaques com indicação que irão representar a Escola Herondina nas feiras municipal e regional de Florianópolis:

Ciências:

  • Anos Iniciais: Bichinhos no Jardim - Turmas 11 e 14 | Professora Neusa Aparecida de Andrade Hillesheim, com o apoio das professoras Luciana Manoela da S. Trauczynski e Angela Marcia da Silva Martinelli. 
  • Anos Finais: Elementos do Universo - Turma 63 | Professora Ana Maria Vasconcelos de Freitas.

Matemática

  • Anos Iniciais: Aprendendo Matemática com os Animais da Fazenda - Turmas 12 e 15 | Professora Ana Cristina Radtke Vargas.
  • Anos Finais: Xadrez e a Matemática - Turmas 93 e 95 | Professor Marcos Claudio Colchao Westphal.

História

  • Anos Iniciais: Noções de Sujeito Histórico: construindo história - Turma 30 | Professora Taciana Bulsing.
  • Anos Finais: Jogo Histórico: 1º Guerra Mundial - Turma 94 | Professora Zâmbia Osório dos Santos.

Geografia

  • Anos Iniciais: Meus Locais de Convívio no Espaço: casa, rua e escola - Turmas 31 e 38 | Professora Caroline Santos e Souza.
  • Anos Finais: Assim como os Babilônicos/Mesopotâmios faziam... a EBM Herondina Zeferino Medeiros em argila e a história cartográfica. - Turma 67 | Professor Mário André Corrêa de Faria.
Mais fotos ao final da publicação.
Os demais trabalhos listados a seguir receberam certificado de Destaque:
  • Turmas: 13 e 16 - Professora Sabrina de Lima | Trabalho: Fases da Vida

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Medalhistas OBMEP 2021

Na última quinta-feira (07/07/2022) ocorreu a cerimônia de premiação regional de Santa Catarina da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas (OBMEP) do ano de 2021. A equipe da Escola Herondina foi representada pelos estudantes Gustavo Muccelin Fernandes que conquistou a medalha de prata e João Pedro Floriano De Oliveira  e Kauan Luiz Laguna De Paula a medalha de bronze. E o professor Aralan Gesse Ribeiro De Jesus foi um dos docentes premiados da edição. Parabenizamos aos estudantes e seus familiares. Agradecemos a todos os professores de matemática e em especial ao professor Aralan por articular e estimular a participação de nossos estudantes. Estamos orgulhosos de vocês! 

Mais fotos da cerimônia a seguir:

Saída de estudos sítio Rio Vermelho - Turmas 12 e 15

No dia 13 de maio as turmas 12 e 15 coordenados pelas professoras Ana Cristina Radtke Vargas e Angela Márcia da Silva Martineli participaram de uma saída de estudos ao Sítio do senhor Luciano. Localizado no bairro vizinho Rio Vermelho.A saída de estudos foi realizada para conhecer os animais, com o objetivo de trabalhar de maneira contextualizada os conteúdos de matemática. A intenção foi que a partir da saída e a vivência com os animais, surgissem ideias para desenvolver atividades prazerosas e lúdicas com o trabalho da linguagem matemática. O resultado das atividades desenvolvidas será apresentado na Feira das Ciências da nossa escola amanhã, 9 de julho. Parabenizamos as professoras e toda a equipe envolvida. O encantamento dos estudantes foi percebida na escola. Além de relatos de pais, mães e familiares da repercussão e da forma como essa experiência contagiou as turminhas. 

Mais fotos a seguir:

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Aulas de Karatê na Herondina

O projeto extracurricular de Karatê ocorre na sala de educação física 2 da Escola Herondina em parceria com a Associação Zanon Karatê AZK Florianópolis desde 2016. Em 2022, as aulas ocorrem nos seguintes dias e horários sob a coordenação do professor Valdeir Ribeiro dos Santos:

  • Sexta: das 17h40min até as 19h40min.
  • Sábado: das 16h45min até as 18h45min.

Fotos dos treinos a seguir:

Aulas de Judô na Herondina

O projeto extracurricular de Judô ocorre na sala de educação física 2 da Escola Herondina em parceria com a Konishi Kasuo Judokai desde 2017. Em 2022, as aulas ocorrem nos seguintes dias e horários sob a coordenação do professor Alkarramax Campos Ribeiro Júnior  (Max):

  • Terças das 18h às 19h.
  • Quintas das 18h às 19h.
  • Sábados das 9h às 10h.

Fotos dos treinos a seguir:

terça-feira, 5 de julho de 2022

Meninas da Herondina no Technovation 2022

No início de 2022 as meninas da Escola Herondina foram representadas pelas estudantes Micaela Previatti Mognon Kuhn, Stephany Fernandes Morgenstern Ritcheli Bercheli e Ana Clara Fernandes no Technovation Girl regional de Florianópolis. Além disso, ex-estudantes Helena Fernandes, Rafaela Silveira Fernandes, entre outras que atualmente estão no ensino médio também participaram da edição.

O programa tem como principal objetivo incentivar a inclusão das meninas no mercado tecnológico, predominantemente dominado pelos meninos. As meninas, divididas em times, são instruídas por mentoras e durante algumas semanas participam de oficinas e precisam construir um aplicativo para celular focado em alguma necessidade da comunidade local. A Escola Herondina estimula desde o início do Technovation a participação de suas estudantes e o trabalho desenvolvido pelas estudantes e algumas profissionais já geraram muitas conquistas pessoais e coletivas.

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia muitas meninas da Herondina conhecem e colaboram para manter viva essa cultura do programa e da importância da inclusão delas no mundo das tecnologias.

Na edição de 2022 tivemos ainda mais novidades, as ex-estudantes da Escola Herondina Vitória Gizela e Júlia Sena que participaram em edições anteriores em times e montaram aplicativos, passaram a ser mentoras. Passando a estimular as novas participantes e servindo de exemplo para todos nós. 

A estudante Ritcheli Bercheli ganhou um notebook no sorteio. Já a equipe "Garotas de Sucesso" integrada pela estudante Micaela Previatti Mognon Kuhn da turma 74 venceu a etapa regional de Florianópolis e a semifinal mundial na categoria júnior.

Agradecemos a organização do programa, as mentoras, aos familiares que apoiam e incentivam.

Nosso parabéns a Micaela e a todas as meninas que participaram. Estamos na torcida e empenhados que a participação de vocês seja cada vez maior.

Mais fotos a seguir:

Estudantes aprovados no IFSC 2022

Nem sempre uma despedida é motivo para nos entristecer. No mês de julho a equipe da Escola Herondina teve a alegria de se despedir de alguns de seus estudantes do 9º ano. Mas por um bom motivo: a aprovação para ingressarem no ensino médio no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). 
Alguns deles participavam no Curso Preparatório, que está sendo retomado de forma presencial em 2022 após a interrupção por causa da pandemia. Esse ano o curso está sendo ministrado pelos professores Aralan Gessé Ribeiro de Jesus na área de matemática e Patricia Jacques Pereira Anciuti  na de língua portuguesa.
Queremos parabenizar os estudantes Brendow Eduardo Teixeira de Oliveira, Gabriela Kossa Dias, Gabriel Martins Rodrigues Santos, Pedro Hikaru Borgo Ogava, Flávia Morrer Campos, Ritheli Bercheli e Guilherme de Aguiar Machado.
Certamente todos são motivo de orgulho para seus familiares e para nossa comunidade escolar. Durante o segundo semestre o cursinho continua e estará estimulando nossos estudantes do 9º ano a se prepararem para a nova prova de seleção que ocorrerá final do ano.
Parabéns a todos os envolvidos!
 
© 2008 Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros